Presidente ucraniano Zelensky recua e agora busca acordo de paz com a Rússia
"Estou pronto para conversas para estabelecer a paz”, disse Volodymyr Zelensky, apoiando iniciativas para um encontro com a Rússia
(Xinhua) — O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na quinta-feira que seu país está pronto para conversas com a Rússia para estabelecer a paz, disse o serviço de imprensa presidencial.
"Estou pronto para qualquer formato (de conversas)", disse Zelensky a repórteres durante sua visita à cidade de Mariupol, na linha de frente do conflito, no leste da Ucrânia.
Ele observou que a Ucrânia apoia as iniciativas de outros países que oferecem assistência na organização de um encontro com o lado russo.
Ao comentar sobre as perspectivas de adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que tem sido uma das principais preocupações da Rússia, Zelensky disse que nem todos os membros da OTAN apoiam a adesão da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, o líder ucraniano enfatizou que a possibilidade de colocar a questão da OTAN em referendo não está sendo considerada.
Atualmente, o objetivo da adesão à OTAN está consagrado na Constituição ucraniana.
Desde novembro de 2021, Kiev e alguns países ocidentais acusam a Rússia de reunir tropas pesadas perto da fronteira ucraniana com uma possível intenção de “invasão”.
Moscou negou repetidamente a acusação, enfatizando seu direito de mobilizar tropas dentro de suas fronteiras para defender seu território, pois as atividades da Otan constituem uma ameaça à segurança da fronteira da Rússia.
Na quarta-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Turquia está trabalhando para receber líderes ucranianos e russos como parte dos esforços para acalmar a tensão na região.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: