Primeiro-ministro de Portugal renuncia em meio a investigação por suposta corrupção
"A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeita sobre sua integridade e, muito menos, com a suspeita de prática de ato criminoso", disse Costa
Reuters - O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, renunciou nesta terça-feira (7) em meio a uma investigação sobre alegadas irregularidades cometidas por sua administração no manejo de projetos de mineração de lítio e hidrogênio no país. Costa anunciou a decisão em um comunicado televisionado após se reunir com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Ele afirmou que sua consciência estava tranquila, mas não se candidataria novamente ao cargo de primeiro-ministro.
Nesta terça-feira, promotores nomearam o ministro da Infraestrutura, João Galamba, como suspeito formal e detiveram o chefe de gabinete de Costa. A oposição exigiu que o governo renunciasse imediatamente. Costa afirmou que estava "totalmente disponível para cooperar" com o sistema de justiça após promotores afirmarem que ele também era alvo de uma investigação.
"A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeita sobre sua integridade, conduta correta e, muito menos, com a suspeita de prática de qualquer ato criminoso", disse Costa aos repórteres.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: