Programa nuclear do Irã não integrará o pacote de sanções contra Teerã, diz chefe da política externa da UE
A agenda do conselho incluirá medidas contra o Irã relacionadas à produção e exportação de mísseis e drones
MOSCOU, 22 de abril (Sputnik) - Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores da União Europeia discutirão um pacote de sanções contra o Irã na segunda-feira, disse o chefe da política externa e de segurança da UE, Josep Borrell, acrescentando que o programa nuclear do Irã não está na mesa agora.
"Falaremos sobre as sanções ao Irã, há um pacote de sanções, espero que os Estados membros, todos eles, concordem ... O programa nuclear do Irã não está na mesa hoje", disse Borrell antes do Conselho de Assuntos Externos da UE no Luxemburgo.
A agenda do conselho incluirá medidas contra o Irã relacionadas à produção e exportação de mísseis e drones, acrescentou.
A UE condenou o ataque do Irã a Israel e instou todas as partes envolvidas a se absterem de aumentar as tensões na região, e também prometeu tomar medidas restritivas adicionais contra Teerã, incluindo no setor de produção de veículos aéreos não tripulados e mísseis do Irã, de acordo com as conclusões da cúpula do Conselho Europeu em 18 de abril.
No início de abril, os Guardiões da Revolução Islâmica do Irã lançaram mais de 300 drones e mísseis contra Israel em seu primeiro ataque direto ao território israelense, informou as Forças de Defesa de Israel (IDF). O ataque foi uma resposta ao ataque aéreo de Israel ao consulado iraniano na capital síria no início de abril. O porta-voz da IDF, Daniel Hagari, disse que Israel interceptou 99% dos alvos aéreos disparados pelo Irã, incluindo todos os drones.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: