Puigdemont, líder separatista catalão, está na Bélgica após escapar da prisão na Espanha
Breve aparição de Puigdemont em Barcelona e uma fuga digna de filme enfureceu os oponentes conservadores
247 - O líder separatista catalão Carles Puigdemont disse que estava na Bélgica e que nunca teve a intenção de se entregar nem de facilitar sua prisão.
"Estou em Waterloo depois de dias extremamente difíceis", escreveu ele no X.
Ele voltou ao país, onde vive em exílio autoimposto desde que liderou uma tentativa fracassada de secessão da Catalunha em 2017, depois de ter escapado da polícia ao aparecer em um comício em Barcelona, apesar de um mandado de prisão na Espanha, disse seu partido, o Juntos pela Catalunha.
A breve aparição de Puigdemont em Barcelona na semana passada e uma fuga digna de filme enfureceu os oponentes conservadores, já irritados com a anistia do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez aos separatistas em troca de apoio ao seu governo minoritário.
A Suprema Corte considerou que a lei de anistia não se aplicava a Puigdemont e a dois outros. A acusação contra Puigdemont está relacionada a um referendo de independência de 2017, que foi considerado ilegal pelos tribunais espanhóis. Puigdemont diz que a votação foi legítima e, portanto, as acusações relacionadas não têm base. (Com informações da Reuters).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: