Putin e Macron se encontram em Moscou para tratar da crise na Ucrânia
Presidente russo elogiou a postura do líder francês em tentar buscar uma saída pacífica
MOSCOU, TASS – A atual situação de segurança na Europa é uma preocupação compartilhada por Moscou e Paris, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira. "Gostaria de enfatizar novamente. Compartilhamos a preocupação com o que está acontecendo na esfera da segurança na Europa", disse ele nas conversas com o colega francês Emmanuel Macron.
"Gostaria de agradecer o fato de a França sempre ter a parte mais ativa no processo de elaboração de soluções de princípios nessa área", disse Putin a Macron. "Este estado de coisas está em vigor desde o início de nossas relações modernas e é simbólico que nos encontremos hoje porque este é o dia em que o documento básico - o Tratado de Relações Especiais entre a Rússia e a França - foi assinado trinta anos atrás."
"Deve-se notar que ao longo destes anos a França tem participado ativamente na resolução de questões fundamentais da segurança europeia", destacou Putin. "Foi feito por seus antecessores sobre a crise que eclodiu após o ataque da Geórgia à Ossétia do Sul, sobre o trabalho nos acordos de Minsk e a organização do formato da Normandia".
"Vejo quanto esforço o atual governo francês e o presidente francês estão fazendo para resolver a crise relacionada a questões de garantia de igualdade de segurança na Europa por uma perspectiva de longo prazo e abordar questões relacionadas à solução da crise no sudeste da Ucrânia", disse ele. disse.
O presidente russo observou que esses assuntos foram discutidos durante seus telefonemas com Macron. "Sei que você tem sua própria visão da situação e estou feliz por ter a oportunidade de vê-lo pessoalmente para discutir essas coisas", acrescentou Putin.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: