Putin e Modi realizam conversações oficiais em Moscou nesta terça-feira
Os dois líderes discutirão não apenas a cooperação bilateral, mas também a situação internacional
TASS - A principal parte da visita do Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi a Moscou está agendada para esta terça-feira (9).
As negociações oficiais russo-indianas serão realizadas tanto em formato restrito quanto ampliado. As partes discutirão não apenas a cooperação bilateral, mas também a situação internacional.
Não há planos para declarações à mídia após a conversa, mas Moscou e Nova Deli pretendem relatar o progresso das negociações de uma forma ou de outra.
A comunicação entre os chefes de estado começou no dia anterior. Ao chegar em Moscou, Modi viajou em um Aurus até a residência do presidente russo em Novo-Ogaryovo. Lá, ele e o presidente russo Vladimir Putin conversaram durante um chá e deram um passeio pelo parque. Essa foi uma comunicação informal entre os líderes: "com uma agenda livre, um a um," conforme observado no Kremlin.
Os dois líderes conseguiram conversar em particular, mesmo sem a presença usual de intérpretes nesses casos. Em um determinado momento durante o passeio, os chefes de estado se afastaram da delegação principal e caminharam e conversaram por vários minutos juntos, sem estranhos.
O Kremlin ressaltou que mesmo uma conversa informal entre os líderes da Rússia e da Índia foi muito significativa.
A parte russa chamou a agenda do diálogo de "intensa, senão sobrecarregada." O assistente presidencial russo Yury Ushakov disse que o Kremlin atribui "importância primordial" a esta visita, já que esta é a primeira viagem de Modi após as eleições. Em junho, foram realizadas eleições parlamentares no país, que o partido de Modi venceu.
Agenda das conversações
A agenda das negociações deve ser extensa. Como destacou o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov, Moscou e Nova Deli têm "vontade política mútua" de desenvolver a cooperação em várias áreas. Os processos de integração estão avançando: os dois países são membros de várias estruturas comuns, incluindo os BRICS e a SCO.
Questões de segurança regional e global estão "sempre no topo da agenda das reuniões de cúpula," disse o Kremlin.
Por sua vez, o Secretário de Relações Exteriores da Índia, Vinay Kwatra, confirmou que questões de importância regional e global se tornarão "um elemento importante das negociações."
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia, questões econômicas bilaterais, nomeadamente "desequilíbrio comercial," também estarão na agenda. Como explicou Kwatra, o volume de comércio entre os dois países em 2023-2024 aumentou significativamente e atingiu quase US$ 65 bilhões graças à estreita cooperação no setor de energia. No entanto, as exportações da Índia para a Rússia somam US$ 4 bilhões.
Kwatra também destacou a cooperação em defesa entre os dois estados como "um segmento importante da parceria estratégica privilegiada." Ele enfatizou que os países permanecem em pleno contato sobre esta questão.
Outros tópicos incluem o setor espacial e a segurança energética. A Índia já colocou em operação a primeira e a segunda unidades de energia da usina nuclear de Kudankulam, que está sendo construída com assistência russa. A construção da terceira, quarta, quinta e sexta unidades de energia está atualmente em andamento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: