Putin viaja ao nordeste da China para impulsionar o crescente comércio Moscou-Pequim
Relações bilaterais China-Rússia vivem uma "nova era"
247 - Após selar promessas de uma "nova era" de parceria estratégica com o presidente da China Xi Jinping, o presidente russo Vladimir Putin destaca nesta sexta-feira (17) a crescente importância do comércio próximo à fronteira russa no nordeste da China, aponta artigo da Reuters assinado por Bernard Orr.
Putin encerra sua visita de dois dias à China em Harbin, na província de Heilongjiang, que tem laços comerciais e culturais de longa data com a Rússia, visitando uma Expo Rússia-China e um fórum sobre cooperação inter-regional.
Em meio ao esplendor de uma visita oficial de Estado, Putin e Xi assinaram uma declaração conjunta na quinta-feira que exalta a "nova era", contrapondo-se aos EUA em uma série de questões de segurança e econômicas e uma visão global compartilhada.
"A relação China-Rússia hoje é arduamente conquistada, e os dois lados precisam valorizá-la e nutri-la", disse Xi a Putin.
"A China está disposta a... conjuntamente alcançar o desenvolvimento e a revitalização de nossos respectivos países, e trabalhar juntos para manter a equidade e a justiça no mundo."
A Rússia tem alimentado seu comércio com a China, que aumentou 26,3% no ano passado, atingindo um recorde de $240,1 bilhões, mostram dados alfandegários chineses. A Rússia ultrapassou a Arábia Saudita como a maior fonte de petróleo bruto da China, com embarques aumentando mais de 24% apesar das sanções ocidentais.
Um editorial do jornal estatal chinês Global Times nesta sexta-feira citou a importância dos crescentes laços comerciais para a relação mais ampla, dizendo que a China foi o maior parceiro comercial da Rússia por 13 anos consecutivos.
"Essas conquistas não são fáceis e foram alcançadas pelos dois países superando vários desafios externos e fatores desfavoráveis, destacando a base sólida da relação China-Rússia", disse o editorial.
Putin está acompanhado por uma grande delegação comercial, que inclui o Ministro das Finanças Anton Siluanov e a Governadora do Banco Central Elvira Nabiullina.
Outros membros incluem os chefes dos maiores bancos da Rússia - CEO do Sberbank German Gref e o chefe do VTB Andrei Kostin - o bilionário Oleg Deripaska, o principal produtor de petróleo Rosneft, chefe Igor Sechin e o chefe da gigante de gás natural liquefeito Novatek, Leonid Mikhelson.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: