HOME > Mundo

Quem é Masud Pezeshkian, presidente eleito do Irã

O presidente assumirá o cargo após vencer os dois turnos da eleição no Irã

Masud Pezeshkian, presidente eleito do Irã (Foto: Hispan TV)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O novo presidente do Irã, Masud Pezeshkian, nascido em 1954 em Mahabad, é atualmente deputado por Tabriz, Azarshahr e Osku (na província iraniana noroeste do Azerbaijão Oriental) no décimo primeiro período parlamentar. Entre 2016 e 2020, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento.

Foi ministro da Saúde no governo do ex-presidente iraniano Mohamad Katami (2001-2005) e possui experiência na direção do Hospital Cardiovascular Shahid Madani na cidade de Tabriz.

Ele tem doutorado em medicina e cirurgia geral pela Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, bem como uma subespecialidade em cirurgia cardíaca pela Universidade de Ciências Médicas do Irã.

Anteriormente, inscreveu-se duas vezes para ser candidato nas eleições presidenciais em 2013 e 2021; em 2013, antes do anúncio dos nomes dos candidatos qualificados, renunciou à competição eleitoral em favor do aiatolá Ali Akbar Hashemi Rafsanyani, e em 2021, não foi aprovado pelo Conselho de Guardiões.

Pezeshkian juntou-se oficialmente à corrida pela 14ª eleição presidencial do Irã em 1º de junho, no terceiro dia das inscrições no Ministério do Interior.

Uma vez aprovado pelo órgão máximo de supervisão eleitoral do país para concorrer às eleições de 28 de junho, recorreu à rede social X (anteriormente Twitter), utilizando a hashtag #For-Iran como seu lema eleitoral.

Ele enfatizou a importância de confiar tarefas a pessoas experientes e conhecedoras de sua potencial administração.

Também anunciou Mohamad Yavad Zarif, ex-chanceler iraniano durante o governo de Hasan Rohani (2013-2021), como sua opção para liderar o Ministério das Relações Exteriores do país, ao mesmo tempo em que prometeu implementar as diretrizes do Líder da Revolução Islâmica do Irã, o aiatolá Seyed Ali Jamenei.

Pezeshkian considera que a política externa é o meio mais importante para melhorar as relações com os países, normalizar as relações comerciais com o mundo por meio da suspensão das sanções e reativar a indústria do turismo.

“Querido povo do Irã, a base da minha política externa são os três princípios de honra, sabedoria e conveniência”, declarou Pezeshkian.

Ele anunciou também que deseja uma política externa para criar uma região forte e fortalecer a irmandade entre os países vizinhos.

Em sua opinião, os países vizinhos devem utilizar suas riquezas e recursos em vez de se limitarem uns aos outros,  para a prosperidade e desenvolvimento da Ásia Ocidental e suas gerações futuras.

A política externa de seu governo em relação aos povos oprimidos da região será baseada em valores derivados da cultura iraniana e dos ensinamentos do primeiro imã dos xiitas e sucessor do Profeta do Islã, o Imã Ali, que ensina que os seres humanos são irmãos na religião ou iguais na criação. humanos ou somos irmãos na religião ou iguais na criação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados