TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Reino Unido convoca embaixador de Israel por ataque a ONG

    Secretário de Estado das Relações Exteriores, David Cameron diz que 'mudanças' devem ser feitas para garantir a segurança dos trabalhadores humanitários em ligação com Israel Katz

    Uma vista do teto destruído de um veículo onde funcionários da Cozinha Central Mundial (WCK), incluindo estrangeiros, foram mortos em um ataque aéreo israelense, no centro de Gaza, 2 de abril (Foto: REUTERS/Ahmed Zakot)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Gercyane Oliveira - O governo do Reino Unido convocou o embaixador de Israel em Londres a prestar esclarecimentos sobre o ataque que matou sete funcionários da ONG World Central Kitchen (WCK) na Faixa de Gaza, incluindo três cidadãos britânicos.

    O comboio humanitário viajava no centro do enclave e foi atingido por mísseis lançados de um drone nesta terça-feira (02), apesar de os veículos estarem identificados com o logo da entidade.

    Além dos três britânicos, também morreram no ataque um motorista palestino, uma australiana, um canadense-americano e um polonês.

    Posteriormente, numa publicação no X, o secretário das Relações Exteriores britânico disse ter sublinhado que as mortes dos trabalhadores humanitários eram “completamente inaceitáveis” e que Israel deve fazer “grandes mudanças para garantir a segurança dos trabalhadores humanitários no local”.

    Andrew Mitchell, ministro das Relações Exteriores, convocou o embaixador israelense sobre o incidente e solicitou “uma investigação rápida e transparente, compartilhada com a comunidade internacional”.

    O grupo de trabalhadores humanitários viajava em dois veículos blindados marcados com o logotipo da instituição humanitária, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira.

    O primeiro-ministro Rishi Sunak disse às emissoras durante uma visita ao nordeste da Inglaterra na manhã desta terça-feira: “Estamos pedindo a Israel que investigue o que aconteceu com urgência, porque claramente há questões que precisam ser respondidas.

    Keir Starmer, líder do partido trabalhista, condenou o ataque e apelou a uma investigação completa e a um cessar-fogo imediato.

    “Relatos sobre a morte de cidadãos britânicos – entre outros da World Central Kitchen – num ataque israelita a Gaza são horríveis”, disse o líder trabalhista.

    “Nossos pensamentos estão com as famílias de todos os mortos. Esta guerra deve parar agora. Pessoas inocentes morreram neste conflito e mais de 1 milhão enfrentam a fome.”

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: