Reino Unido convoca embaixador de Israel por ataque a ONG
Secretário de Estado das Relações Exteriores, David Cameron diz que 'mudanças' devem ser feitas para garantir a segurança dos trabalhadores humanitários em ligação com Israel Katz
Gercyane Oliveira - O governo do Reino Unido convocou o embaixador de Israel em Londres a prestar esclarecimentos sobre o ataque que matou sete funcionários da ONG World Central Kitchen (WCK) na Faixa de Gaza, incluindo três cidadãos britânicos.
O comboio humanitário viajava no centro do enclave e foi atingido por mísseis lançados de um drone nesta terça-feira (02), apesar de os veículos estarem identificados com o logo da entidade.
Além dos três britânicos, também morreram no ataque um motorista palestino, uma australiana, um canadense-americano e um polonês.
Posteriormente, numa publicação no X, o secretário das Relações Exteriores britânico disse ter sublinhado que as mortes dos trabalhadores humanitários eram “completamente inaceitáveis” e que Israel deve fazer “grandes mudanças para garantir a segurança dos trabalhadores humanitários no local”.
Andrew Mitchell, ministro das Relações Exteriores, convocou o embaixador israelense sobre o incidente e solicitou “uma investigação rápida e transparente, compartilhada com a comunidade internacional”.
O grupo de trabalhadores humanitários viajava em dois veículos blindados marcados com o logotipo da instituição humanitária, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira.
O primeiro-ministro Rishi Sunak disse às emissoras durante uma visita ao nordeste da Inglaterra na manhã desta terça-feira: “Estamos pedindo a Israel que investigue o que aconteceu com urgência, porque claramente há questões que precisam ser respondidas.
Keir Starmer, líder do partido trabalhista, condenou o ataque e apelou a uma investigação completa e a um cessar-fogo imediato.
“Relatos sobre a morte de cidadãos britânicos – entre outros da World Central Kitchen – num ataque israelita a Gaza são horríveis”, disse o líder trabalhista.
“Nossos pensamentos estão com as famílias de todos os mortos. Esta guerra deve parar agora. Pessoas inocentes morreram neste conflito e mais de 1 milhão enfrentam a fome.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: