Relatório da inteligência russa indica movimentação americana para troca de liderança na Ucrânia
EUA e a Europa reconhecem que há uma insatisfação crescente entre os nacionais ucranianos com a prolongação do conflito militar com a Rússia, disse o serviço secreto
Sputnik - Os Estados Unidos ativaram esforços para buscar uma alternativa ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR) em um comunicado.
"Os americanos ativaram esforços para encontrar uma alternativa ao atual presidente ucraniano. Os contatos relevantes foram estabelecidos com o líder do partido Solidariedade Europeia da Ucrânia, [Petro] Poroshenko, e o prefeito de Kiev, [Vitali] Klitschko," disse o SVR.
Entre as figuras com as quais os Estados Unidos também estão trabalhando estão o chefe do gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, o ex-comandante-em-chefe da Ucrânia Valerii Zaluzhnyi e o ex-presidente da Verkhovna Rada Dmytro Razumkov, segundo o comunicado.
"Espera-se que essas figuras estejam em demanda no caso de uma deterioração acentuada no campo de batalha e a necessidade de uma mudança emergencial do líder," acrescentou o SVR.
Os EUA e a Europa reconhecem que há uma insatisfação crescente entre os nacionais ucranianos com a prolongação do conflito militar com a Rússia, disse o serviço.
A Ucrânia deveria realizar uma eleição presidencial em 31 de março, mas foi cancelada devido à lei marcial e mobilização geral no país.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: