TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Representante do Brasil é convocado em Israel após Lula retirar embaixador do país

    Encarregado de Negócios é esperado para uma reunião no Ministério das Relações Exteriores de Israel. Tensão diplomática tem aumentado desde o início da guerra em Gaza

    Lula e Benjamin Netanyahu (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Reuters/Ronen Zvulun/Pool)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    RFI - O presidente Lula tomou a decisão de retirar de Israel o embaixador do Brasil, Frederico Meyer. A embaixada segue aberta, mas sem seu representante máximo. As autoridades israelenses foram notificadas da decisão, mas ainda não reagiram oficialmente, mesmo se o encarregado de Negócios de Brasília em Tel Aviv foi convocado para uma reunião na quinta-feira (30) no Ministério das Relações Exteriores de Israel.

    Não há previsão por enquanto de um nome para substituir Frederico Meyer, que segue agora para um posto em Genebra, na Suíça.

    O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse à RFI que recebeu a notificação oficial do governo brasileiro. O encarregado de Negócios do Brasil em Tel Aviv, Fábio Moreira Farias, é esperado nesta quinta-feira para uma reunião no ministério, em Jerusalém.

    Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil tratou o assunto com normalidade. "Ele (Meyer) foi transferido para outro posto. Por enquanto a embaixada em Tel Aviv permanece sob a chefia do Encarregado de Negócios, Fábio Moreira Farias".

    Questionada se a decisão de Lula poderia ser interpretada como um passo a caminho de um rompimento de relações entre os dois países, a fonte respondeu que não.

    Tensão entre Brasil e Israel - A tensão diplomática entre Israel e Brasil tem aumentado desde o início da guerra em Gaza, quando as forças israelenses iniciaram uma campanha militar como resposta aos ataques do Hamas de 7 de outubro.

    Meyer havia sido convocado de volta a Brasília depois que o governo israelense considerou Lula "persona non grata" após uma declaração do presidente brasileiro em visita à Etiópia, em fevereiro deste ano. Na ocasião, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista.

    Meyer havia sido nomeado para a vaga que era ocupada pelo general Gerson Menandro Garcia de Freitas, indicado para o cargo durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Logo que o presidente Lula assumiu, em janeiro de 2023, Mauro Vieira, o chanceler brasileiro, determinou a retirada do general Menandro da embaixada do Brasil em Tel Aviv.

    A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou o nome de Frederico Meyer como embaixador do Brasil em Israel em maio de 2023.

    Saiba mais. - O presidente Lula tem se destacado como a principal voz no mundo a se erguer contra o genocídio perpetrado pelo governo de Benjamin Netanyahu contra o povo palestino. Desde o 7 de outubro, Netanyahu já comandou o assassinato de quase 35 mil palestinos, sobretudo mulheres e crianças, feriu mais de 78 mil, deslocou 1,5 milhão de pessoas e destruiu as residências e a infraestrutura de Gaza.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados