Republicanos ganham controle do Senado dos EUA e avançam na Câmara
Os republicanos venceram várias disputas que podem lhes permitir expandir sua maioria na Câmara, embora o resultado final ainda demore
Reuters - Os republicanos conquistaram o controle do Senado dos EUA com vitórias em West Virginia e Ohio na terça-feira (5), garantindo que o partido de Donald Trump controlará pelo menos uma das casas do Congresso no ano que vem.
Os republicanos também registraram ganhos iniciais enquanto lutavam para manter o controle da Câmara dos Representantes .
Os resultados de terça-feira garantiram que os republicanos seriam capazes de ajudar Trump a nomear juízes conservadores e outros funcionários do governo.
Os republicanos venceram várias disputas que podem lhes permitir expandir sua maioria de 220 a 212 na Câmara, embora o resultado final possa demorar alguns dias para ser conhecido.
Assim como na eleição presidencial, o resultado provavelmente será determinado por uma pequena fatia de eleitores. Menos de 40 disputas pela Câmara são vistas como verdadeiramente competitivas.
Os republicanos têm uma chance de ampliar ainda mais sua maioria no Senado se vencerem em Montana, onde o democrata Jon Tester enfrenta uma dura batalha pela reeleição, e prevalecerem em vários estados competitivos do Centro-Oeste. Mas é improvável que eles acabem com a maioria de 60 votos necessária para avançar a maioria da legislação na câmara.
Corridas acirradas nos estados predominantemente democratas de Nova York e Califórnia podem determinar o controle da Câmara, embora o resultado final possa não ser conhecido por vários dias, já que a Califórnia normalmente leva vários dias para contar seus votos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: