Republicanos já planejam processos contra uso de fundos de campanha para Kamala
Republicanos já anunciaram que irão contestar a validade das doações.
247 - Após a desistência do presidente Joe Biden da corrida eleitoral, os democratas tiveram o maior dia de doações em quatro anos. As doações dispararam e a campanha, antes encabeçada por Biden, arrecadou US$ 46,7 milhões (cerca de R$ 259 milhões) apenas neste domingo (21).
No entanto, republicanos já anunciaram que irão contestar a validade das doações.
Reportagem do jornal O Globo destaca que, poucas horas depois de Biden anunciar sua decisão, o comitê tentou oficializar a transferência para Kamala, enviando um pedido de emenda à Comissão Eleitoral Federal (FEC, na sigla original) para mudar seu nome para “Harris for President” (Harris para Presidente). Mas vários advogados especializados em finanças de campanha alinhados com os republicanos argumentaram em conversas com o jornal Washington Post que a campanha não tem autoridade legal para fazer isso — e que a manobra é quase certa de ser contestada perante a FEC ou em um tribunal.
Kamala Harris fará campanha no estado crucial de Wisconsin nesta terça-feira (23) pela primeira vez como candidata presidencial, após delegados democratas suficientes se comprometerem a apoiá-la, abrindo seu caminho para a indicação.
Harris tornou-se a provável candidata do partido após o Presidente Joe Biden retirar-se de sua campanha de reeleição no domingo, após semanas de desentendimentos no partido e pesquisas internas mostrarem seu apoio em colapso em uma batalha contra o rival republicano Donald Trump.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: