Rublo já está mais forte do que antes da guerra
A moeda russa recebeu outro impulso depois que Putin anunciou que “países hostis” devem pagar pelo gás natural russo apenas em rublos
Do site RT – O rublo russo se valorizou para 76 rublos em relação ao dólar americano e 82 em relação ao euro na quinta-feira, atingindo seus níveis mais fortes em relação às principais moedas desde 23 de fevereiro.
O rublo caiu para mínimos históricos depois que a Rússia lançou a operação militar especial na Ucrânia, e os EUA e seus aliados impuseram sanções sem precedentes contra o sistema financeiro do país. Em 7 de março, a moeda russa caiu para 150 rublos por dólar.
O rublo despencou em 24 de fevereiro, imediatamente após o início da operação militar, quando as penalidades internacionais atingiram sua moeda livremente negociada. Os países ocidentais congelaram as reservas estrangeiras de Moscou, tornando difícil para o Banco da Rússia apoiar o rublo com a venda de moedas estrangeiras.
O governo russo tomou medidas para estabilizar a economia atingida pelas sanções, ajudando a moeda a se recuperar dos níveis recordes de baixa. O banco central introduziu controles de capital imediatos, incluindo a proibição de estrangeiros venderem ativos russos, bem como vendas obrigatórias de moeda forte por exportadores.
A moeda russa recebeu outro impulso depois que o presidente Vladimir Putin anunciou em março que “países hostis” que impuseram sanções contra Moscou agora devem pagar pelo gás natural russo apenas em rublos. A demanda recebeu uma resposta negativa da UE; no entanto, a Hungria e a Eslováquia afirmaram estar dispostas a aceitar a nova forma de pagamento.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: