Rússia ataca base aérea ucraniana que vai receber caças F-16 dos Estados Unidos
A Ucrânia começará a receber este mês os caças F-16 americanos
247 - A Rússia atacou na semana passada uma importante base aérea ucraniana que, segundo a defesa russa, está pronta para receber aviões caças F-16 fornecidos pelos Estados Unidos.
Os primeiros aviões devem chegar este mês, e a Ucrânia espera que eles reforcem as forças que lutam para repelir uma ofensiva russa ao longo da linha de frente, que inclui bombas planadoras devastadoras que os F-16s poderiam potencialmente interromper.
A base aérea ucraniana de Starokostiantyniv tem sido alvo frequente desde os primeiros dias da operação militar russa em fevereiro de 2022, incluindo ataques de drones e mísseis hipersônicos. Os residentes deste posto militar histórico de cerca de 30.000 pessoas, apelidado de Starkon, na região de Khmelnytskyi na Ucrânia, aprenderam a se ajustar ao perigo constante.
Reportagem da Reuters aponta que analistas militares disseram que os russos provavelmente estavam mirando na infraestrutura da base aérea, como pistas de pouso e instalações de armazenamento, para dificultar o lançamento dos F-16s e, quando chegarem, os próprios jatos ocidentais. O exército ucraniano, que está com pouca munição de defesa aérea, também provavelmente será forçado a mover os aviões valiosos entre aeródromos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: