TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia diz que ataque ucraniano a usina nuclear criou risco sem precedentes

    No entanto, não há risco de contaminação após o ataque ucraniano à usina nuclear de Zaporozhye com drones kamikaze, disseram as autoridades

    Usina Nuclear de Zaporozhye (Foto: Reprodução/Telegram/UkraineWatch)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O nível de radiação na usina nuclear de Zaporozhye (também conhecida como Zaporizhzhia, ZNPP) após o ataque ucraniano é normal e não há motivo para preocupação, disse Yevgeniya Yashina, diretora de comunicações da usina, nesta segunda-feira (12).

    "O nível de radiação tanto na estação quanto na área de observação é normal e está dentro dos limites dos indicadores naturais", disse Yashina na emissora Rossiya 24.

    Não há motivo para preocupação para a população, afirmou a diretora.

    Yashina também disse à Sputnik que os especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitaram o local do incêndio no resfriador e viram as consequências do ataque.

    O ataque comprometeu a integridade física da usina, criando uma ameaça sem precedentes à segurança nuclear, disse a porta-voz. "Essencialmente, esse ataque é um dos elementos para desativar a estação. Esta é uma ameaça sem precedentes à segurança nuclear, já que a usina nuclear sofreu danos tão graves pela primeira vez. A integridade física da usina nuclear foi comprometida, violando assim os princípios básicos da AIEA," afirmou Yashina.

    Mais tarde, o diretor da ZNPP, Yury Chernichuk, afirmou que as estruturas de suporte do resfriador aparentemente não foram danificadas, mas uma avaliação especializada sobre a possibilidade de continuação da operação seria necessária. Ele acrescentou que a construção do resfriador se manteve firme.

    Além disso, o diretor disse que os dispositivos plásticos de separação do resfriador foram completamente queimados e definitivamente precisarão de grandes reparos.

    A Corporação Estatal para a Promoção do Desenvolvimento, Fabricação e Exportação de Produtos de Alta Tecnologia (também conhecida como Rostec) declarou que o resfriador da ZNPP foi danificado devido ao ataque ucraniano. Como resultado, o resfriador da ZNPP queimou por dentro; o tempo de recuperação será definido após a avaliação de seu estado.

    No último domingo, o governador da região de Zaporozhye, na Rússia, Yevgeny Balitsky, disse que, como resultado do bombardeio da cidade de Energodar (Enerhodar) pelas Forças Armadas da Ucrânia, um incêndio havia irrompido na instalação do sistema de resfriamento da usina nuclear de Zaporozhye; não havia ameaça à usina; o incêndio estava sendo controlado. Por sua vez, a assessoria de imprensa da usina especificou que o incêndio ocorreu na área das torres de resfriamento da ZNPP, mas a operação da usina não foi afetada de nenhuma forma e não houve vítimas. (Com informações da Sputnik).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados