Rússia diz que espera que EUA parem a histeria sobre guerra e estudem as propostas de Putin
Moscou informou que respondeu à carta de Washington com propostas de garantias de segurança
NAÇÕES UNIDAS, 18 de fevereiro, TASS - A Rússia espera uma análise profunda e séria do lado norte-americano à resposta de Moscou sobre garantias de segurança, disse o vice-chanceler russo, Sergey Vershinin, a repórteres nesta quinta-feira (17).
"Esperamos que a consideração de nossa resposta escrita seja profunda e séria", disse ele.
Vershinin enfatizou que a Rússia tem o direito soberano de se preocupar com sua segurança nacional e de mobilizar tropas em seu território sempre que necessário para se defender.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou o documento na íntegra em seu site na quinta-feira. Conforme informou o ministério, o embaixador dos EUA na Rússia, John Sullivan, recebeu o documento no mesmo dia.
Em 26 de janeiro, os Estados Unidos e a Otan entregaram sua resposta por escrito às propostas de Moscou sobre garantias de segurança. O lado norte-americano solicitou que os textos desses documentos não fossem publicados. No entanto, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, delinearam publicamente suas disposições básicas. Essas declarações sugerem que o Ocidente se recusou a fazer concessões fundamentais para Moscou, mas indicou áreas para futuras negociações.
"Pare de histeria"
A Rússia espera que o Ocidente pare a histeria sobre um ataque supostamente planejado à Ucrânia, disse Vershinin.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: