Rússia e China fortalecem relações com o Sul Global enquanto Ocidente perde influência, diz mídia
Perda de influência do Ocidente é fenômeno que se desenvolve rapidamente, diz mídia australiana
Sputnik - As atividades do BRICS e da Organização para a Cooperação de Xangai (OCX) em 2024 permitirão que a Rússia e a China fortaleçam ainda mais ativamente suas relações com o Sul Global, avança o Sky News Australia.
"Eles [Rússia e China] querem desenvolver relações com o Sul Global – sem quaisquer restrições […] Este seu programa será ainda mais desenvolvido este ano durante as cúpulas da OCX e do BRICS expandido.
A mídia destaca também que o Ocidente tem se confrontado com a dura realidade de estar rapidamente perdendo influência em favor dos centros alternativos de influência global que apostam no Sul Global - com sede em Pequim e Moscou - em vez de Washington e Bruxelas.
"Eles [Rússia e China] têm esse tempo [para implementar seus planos], que o Ocidente já não tem", concluiu o artigo.
Pesquisadores entrevistados pela Sputnik disseram que a recente visita oficial do presidente russo Vladimir Putin à China, a primeira de seu novo mandato, simboliza a consolidação das relações entre os dois países em um momento de mudanças na geopolítica global — o que deve ser benéfico, inclusive, para a América Latina e o Caribe.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: