Rússia exige que Alemanha reconheça cerco a Leningrado como ato de genocídio
Leningrado foi cercada por tropas nazistas alemãs e aliadas em 8 de setembro de 1941. O número de mortos como resultado do bloqueio chegou a pelo menos 1.093.842
(Sputnik) - Moscou insiste no reconhecimento oficial por parte de Berlim das atrocidades cometidas pela Alemanha Nazista em território soviético durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o cerco a Leningrado, como atos de genocídio, disse a Embaixada Russa na Alemanha na segunda-feira.
"A parte russa insiste para que a parte alemã reconheça oficialmente as atrocidades do Terceiro Reich como atos de genocídio", disse a embaixada em uma nota oficial.
A embaixada também disse que estudou cuidadosamente a declaração do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha de 27 de janeiro de 2024, na qual a responsabilidade histórica de Berlim por esse crime contra a humanidade cometido pela Alemanha Nazista é reafirmada.
"A parte russa considera o cerco a Leningrado, bem como outras atrocidades do Terceiro Reich no território da União Soviética, como atos de genocídio contra os povos da União Soviética", diz a nota.
No entanto, Moscou "nota a natureza contraditória da abordagem da parte alemã ao reconhecimento oficial de crimes contra a humanidade cometidos pela Alemanha no passado como atos de genocídio", disse também a embaixada. Tendo reconhecido seus crimes durante a era do colonialismo como atos de genocídio, a Alemanha ainda não fez isso em relação ao cerco a Leningrado e outros crimes contra a população soviética durante a Segunda Guerra Mundial, acrescentou.
Leningrado foi cercada por tropas nazistas alemãs e aliadas em 8 de setembro de 1941. O cerco foi quebrado em 18 de janeiro de 1943, mas não foi completamente levantado até um ano depois - em 27 de janeiro de 1944.
Em outubro de 2022, o Tribunal da Cidade de São Petersburgo reconheceu as ações dos nazistas durante o cerco a Leningrado como um crime de guerra e genocídio do povo soviético. O número de mortos como resultado do bloqueio chegou a pelo menos 1.093.842.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: