Rússia tem delegação pronta para negociar com a Ucrânia, diz porta-voz do Kremlin
Dmitry Peskov afirmou que oficiais militares e civis russos estão prontos para conversar com o presidente ucraniano sobre o status de neutralidade do país
247 com RT - A desmilitarização e a “desnazificação” da Ucrânia, conforme exigido pelo presidente russo, Vladimir Putin, são inerentes ao status de neutralidade da Ucrânia, disse Moscou. O governo russo está pronto para enviar uma delegação para negociar isso, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta sexta-feira (25).
>>> Lavrov diz que Rússia aceita diálogo com a Ucrânia assim que eles depuserem as armas
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que está "pronto para discutir o status neutro da Ucrânia", segundo Peskov. "Desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia são partes essenciais de um status neutro” , destacou.
A delegação russa incluirá oficiais militares e civis representando vários ramos do governo, disse o porta-voz.
>>> Zelensky acusa Otan de abandonar a Ucrânia no enfrentamento a Moscou: “fomos deixados sozinhos”
A Bielorrússia, aliada militar da Rússia, disse anteriormente que estava preparada para sediar negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Moscou lançou um ataque militar em grande escala contra a Ucrânia na manhã de quinta-feira. O objetivo declarado da operação é desmilitarizar o país e reprimir as forças radicais, que se infiltraram em algumas partes das forças armadas e policiais ucranianas.
Putin afirmou que a ação militar era necessária para garantir que a Rússia não seja ameaçada pela Otan do território ucraniano e para impedir os ataques ucranianos às Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, que Peskov chamou por suas siglas, DPR e LPR. Moscou reconheceu sua independência da Ucrânia na segunda-feira.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: