Salto de Kamala em Iowa ganha importância, afirma historiador que acertou 9 de 10 eleições nos EUA
A análise do historiador repercutiu após a divulgação de uma nova pesquisa realizada pelo Des Moines Register
247 - A liderança da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, nas intenções de voto no Estado de Iowa, foi interpretada como um sinal importante pelo historiador Allan Lichtman. Conhecido por seu modelo de previsões presidenciais, Lichtman já acertou o resultado de nove de dez eleições nos EUA desde 1984. Em uma publicação recente na rede social X (antigo Twitter), ele afirmou que, mais importante do que as pesquisas em si, são as oscilações observadas entre uma rodada e outra de levantamentos. A análise do historiador repercutiu após a divulgação de uma nova pesquisa realizada pelo Des Moines Register e pela Mediacom, apontando Harris com 47% das intenções de voto contra 44% de Donald Trump. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.
Lichtman sublinhou a importância de se observar essas flutuações nos dados, especialmente quando a eleição se aproxima. “Sabemos que as pesquisas iniciais não importam, mas estamos a dois dias da eleição. Além disso, as oscilações nas pesquisas importam mais do que as próprias pesquisas”, escreveu ele, chamando a atenção para a diferença de sete pontos em favor de Harris em comparação à pesquisa de setembro. O comentário faz referência ao salto da vice-presidente, que agora se encontra três pontos à frente de Trump, ainda dentro da margem de erro da pesquisa, estimada em 3,4 pontos percentuais.
Allan Lichtman se destaca no cenário político por seu método preditivo intitulado "As Chaves da Casa Branca", uma fórmula baseada em 13 fatores que, segundo ele, determinam o desfecho de uma eleição presidencial. O sistema tem se mostrado bastante confiável, com apenas uma previsão equivocada em quatro décadas.
Com a margem apertada em Iowa, Lichtman acredita que a recente oscilação a favor de Harris pode ter um peso simbólico significativo, indicando uma possível virada em estados-chave que tendem a decidir o resultado final. Em suas palavras: “Isso é uma oscilação de 7 pontos a seu favor em relação à pesquisa de setembro”, o que ele vê como um indicativo positivo para a campanha democrata em um estado tradicionalmente republicano, onde Trump venceu com oito pontos de vantagem em 2020.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: