TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Serra confirma exclusão da Venezuela, que denuncia golpe no Mercosul

    O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou nesta sexta-feira 2 a suspensão da Venezuela do Mercosul e disse que o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade; "Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi", ressaltou; os chanceleres dos países fundadores bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos; o país, presidido por Nicolás Maduro, não reconheceu a exclusão; a chanceler Delcy Rodriguez disse que a decisão supõe um 'golpe de estado'; "É um golpe de Estado no Mercosul, e isso constituiria uma agressão à Venezuela de dimensões realmente grandes", afirmou

    O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou nesta sexta-feira 2 a suspensão da Venezuela do Mercosul e disse que o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade; "Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi", ressaltou; os chanceleres dos países fundadores bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos; o país, presidido por Nicolás Maduro, não reconheceu a exclusão; a chanceler Delcy Rodriguez disse que a decisão supõe um 'golpe de estado'; "É um golpe de Estado no Mercosul, e isso constituiria uma agressão à Venezuela de dimensões realmente grandes", afirmou (Foto: Gisele Federicce)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Agênica Brasil - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou hoje (2) a suspensão da Venezuela do Mercosul. Ele disse que o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade. "Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi", ressaltou o ministro, que evitou comentar ou dar detalhes sobre o assunto.

    Serra participou, nesta sexta-feira, do lançamento da campanha contra a dengue em uma escola na zona oeste de São Paulo.

    A decisão sobre a Venezuela está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul.

    Os chanceleres dos países fundadores bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos. As informações são da Rádio França Internacional.

    Decisão já era esperada

    A marginalização da Venezuela se desenhava desde que os demais sócios bloquearam, em julho passado, o acesso do país à presidência semestral do Mercosul. Em setembro, os quatro países fundadores decidiram ocupar o posto de forma colegiada e intimaram o governo do presidente Nicolás Maduro a adotar até 1º de dezembro todos os compromissos de adesão. Entre eles, a livre circulação de mercadorias entre os países do Mercosul e a cláusula democrática.

    Na última terça-feira (29), a Venezuela se declarou disposta a aderir a um dos acordos comerciais pendentes - aquele relacionado às tarifas comuns e à livre circulação de bens. "Finalizadas as revisões técnicas, a Venezuela se encontra em condições de aderir ao Acordo de Complementação Econômica", afirmou a ministra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, em uma carta dirigida aos governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

    Acidente na Colômbia

    Serra disse ainda que o Brasil está acompanhando as investigações do acidente aéreo que matou delegação da Chapecoense e jornalistas que viajavam a Medellín para a final da Copa Sul-Americana. "É muito importante para evitar que no futuro tragédias como essa se repitam", ressaltou.

    De acordo com o ministro, o governo brasileiro está fazendo todos os esforços necessários para prestar atendimento aos quatro brasileiros sobreviventes do desastre. "Mandamos para lá de tudo, inclusive Força Aérea. Mas a verdade é que os colombianos estão preparadíssimos para isso. A gente fez mais foi acompanhar, providenciar todas as condições de transporte e acompanhamento daqueles que ficaram hospitalizados", acrescentou.

    Para o chanceler, a solidariedade do povo colombiano, que inclusive homenageou as vítimas em uma cerimônia no estádio do Atlético Nacional, em Medellín, na noite em que o time deveria enfrentar a Chapecoense, aproximou os dois países. "Realmente nos aproximamos muito da Colômbia. Já éramos países amigos, mas agora vamos ser muito mais. Foram muito humanos, muito generosos", finalizou.

    Após suspensão, Venezuela denuncia golpe de estado no Mercosul

    Sputnik Brasil - A chanceler da Venezuela, Delcy Rodriguez, afirmou nesta sexta-feira (2) que a decisão dos países fundadores do Mercosul de suspender os direitos do país a ser estado-membro supõe um 'golpe de estado'.

    "É um golpe de Estado no Mercosul, e isso constituiria uma agressão à Venezuela de dimensões realmente grandes", afirmou a ministra das Relações Exteriores em coletiva de imprensa.

    Ela acrescentou que a Venezuela continuará a ser um Estado Membro do Mercosul, uma vez que não foi notificada a suspensão conforme as regras do bloco. Os ministros das Relações Exteriores dos países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) fizeram um comunicado suspendendo a Venezuela por não cumprir os acordos de adesão ao bloco.

    O chanceler brasileiro, José Serra, confirmou nesta sexta-feira (2) a suspensão da Venezuela do Mercosul. Segundo ele, isso "já tinha sido anunciado se [a Venezuela] não cumprisse certos requisitos, e foi".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: