TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Sérvia frustra tentativa de "revolução colorida"

    Belgrado foi avisada sobre um plano de invasão a prédios do governo, afirmou o presidente Vucic

    Presidente sérvio, Aleksandar Vucic (Foto: Sputnik / Assessoria de Imprensa da Chancelaria da Rússia)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Manifestantes partidários de potências ocidentais tentaram invadir prédios do governo em Belgrado, capital da Sérvia, em uma tentativa que o presidente sérvio Aleksandar Vucic chamou de "revolução colorida". Vucic afirma que recebeu informações sobre o plano antecipadamente, segundo reportagem do Russia Today.

    Milhares de manifestantes da oposição se reuniram do lado de fora da Assembleia da Cidade de Belgrado no domingo (24) para protestar contra a vitória do Partido Progressista Sérvio (SNS), liderado por Vucic, sobre a coalizão partidária da União Europeia Sérvia Contra a Violência (SPN) nas eleições parlamentares da semana passada. O protesto se tornou violento com um grupo de manifestantes tentando arrombar as portas do prédio, sendo dispersos pela polícia. 

    "Não há revolução em andamento", disse Vucic em um discurso público. "Nada acontecerá do jeito deles", continuou, referindo-se aos manifestantes. "Aqueles que juraram lutar contra a violência mostraram ser verdadeiros bandidos."

    A coalizão SPN surgiu dos protestos contra o governo após dois tiroteios em massa em maio. Enquanto o movimento inicialmente exigia as renúncias do ministro do Interior Bratislav Gasic e do chefe da inteligência Aleksandar Vulin, logo passou a pedir a queda do governo de Vucic. 

    Vucic afirmou que o protesto foi patrocinado por potências ocidentais que queriam removê-lo do cargo devido às suas relações cordiais com a Rússia e à recusa em abandonar a reivindicação da Sérvia sobre Kosovo, citando relatórios de serviços de inteligência estrangeiros. 

    Ele reiterou essas alegações no discurso de domingo, agradecendo a "serviços estrangeiros" não especificados por informarem seus serviços de segurança sobre "exatamente o que os bandidos estavam preparando".

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: