Solução de dois Estados é "difícil de alcançar", mas continua o único caminho para paz duradoura, diz Blinken
Secretário de Estado dos EUA também pediu a Israel que tome todas as medidas necessárias para proteger os civis, bem como que considere pausas humanitárias
247 - O caminho para alcançar uma solução de dois Estados e paz duradoura entre Israel e Palestina será "difícil", mas é o único caminho a seguir, disse nesta terça-feira (24) o Secretário de Estado dos Estado Unidos, Antony Blinken, durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão palestina.
“O único caminho para paz e segurança duradouras na região, a única maneira de romper esse ciclo contínuo de violência é através de dois Estados para dois povos... Os palestinos têm o direito à autodeterminação e um status próprio. Não temos ilusões sobre o quão difícil será alcançar uma solução de dois estados”, disse Blinken, conforme a agência Sputnik.
Ele também pediu a Israel que tome todas as medidas necessárias para proteger os civis, bem como que considere pausas humanitárias.
"Isso significa que Israel deve tomar todas as precauções possíveis para evitar danos aos civis", afirmou Blinken. "Isso significa que alimentos, água, medicamentos e outras assistências humanitárias essenciais devem poder fluir para Gaza e para as pessoas que precisam deles. Significa que os civis devem poder sair da linha de fogo. Isso significa que pausas humanitárias devem ser consideradas para esses fins."
Em 7 de outubro, o Hamas lançou um ataque surpresa em larga escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio total da Faixa de Gaza, lar de mais de 2 milhões de pessoas, cortando o fornecimento de água, comida e combustível. O bloqueio foi posteriormente aliviado para permitir a entrada de caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A escalada do conflito resultou em milhares de pessoas mortas e feridas em ambos os lados.
Os Estados Unidos estão coordenando de perto com o Egito, Israel, outros parceiros regionais e as Nações Unidas para estabelecer mecanismos eficazes para a entrega contínua de ajuda humanitária à população civil de Gaza, disse o Secretário de Estado dos EUA.
Os Estados Unidos continuam a coordenar-se estreitamente com o Egito, Israel e parceiros em toda a região, bem como com as Nações Unidas, para criar mecanismos que permitam a continuidade da assistência humanitária aos civis em Gaza, sem beneficiar o Hamas ou qualquer outro grupo terrorista", disse Blinken.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: