TV 247 logo
    HOME > Mundo

    SpaceX lança missão de resgate para astronautas presos na Estação Espacial Internacional

    Astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov estão a bordo para resgatar Butch Wilmore e Suni Williams

    Um foguete SpaceX Falcon 9 transportando a espaçonave Dragon da empresa é lançado na missão SpaceX Crew-9 da NASA para a Estação Espacial Internacional com o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov a bordo, da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral na Flórida, EUA, em 28 de setembro de 2024 (Foto: Nasa/Keegan Barber)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A nave espacial Crew Dragon da SpaceX, destinada à missão Crew-9 e transportando o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, foi lançada para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste sábado (28), segundo uma transmissão.

    A previsão é que a nave chegue à ISS no domingo, às 21h30 GMT.

    A nave Crew Dragon entrou em órbita com sucesso, informou a Roscosmos mais tarde naquele dia.

    "O lançamento da nave Crew Dragon para a órbita especificada e sua separação do segundo estágio do foguete transportador ocorreram normalmente", declarou a corporação espacial em seu canal no Telegram.

    O lançamento estava originalmente previsto para o dia 26 de setembro, mas foi adiado para o dia 28 devido à Tempestade Tropical Helene.

    A missão Crew-9 realizará novas pesquisas científicas para preparar a exploração humana além da órbita baixa da Terra e beneficiar a humanidade na Terra, segundo a Nasa.

    Os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams, que foram lançados a bordo da espaçonave Starliner da Boeing em junho, retornarão à Terra com Hague e Gorbunov em fevereiro de 2025.

    Após quase sete semanas de investigações, os oficiais da Nasa ainda não tinham plena confiança de que a Starliner seria segura para trazer os astronautas de volta para casa. Assim, eles decidiram que os astronautas retornariam em uma nave da SpaceX.

    A Starliner foi lançada em 5 de junho e acoplou à ISS no dia seguinte. Os astronautas estadunidenses Barry Wilmore e Sunita Williams deveriam permanecer em órbita por oito dias e retornar à Terra na mesma espaçonave. No entanto, o desacoplamento da Starliner foi adiado várias vezes devido a problemas nos propulsores e à descoberta de vazamentos de hélio. Isso levantou preocupações de segurança, obrigando Wilmore e Williams a permanecerem na ISS. (Com informações da Sputnik).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados