TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Sudão e Rússia chegam a acordo para construção de base naval russa

      Chanceler do Sudão, Ali Youssef, disse em Moscou que valoriza a solidariedade da Rússia durante a guerra das forças regulares do país contra o grupo RSF

      Uma bandeira nacional sudanesa está anexada a uma metralhadora de soldados das Forças de Apoio Rápido (RSF) (Foto: REUTERS/Umit Bektas)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Sudão e a Rússia chegaram a um acordo em relação à criação de uma base naval russa, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Sudão, Ali Youssef, nesta quarta-feira (12). O ministro sudanês chegou à Rússia na segunda (10) para uma visita oficial de três dias.

      "Chegamos a um entendimento sobre essa questão. Portanto, a pergunta é bastante simples. Não tenho nada a acrescentar. Nós concordamos e acertamos tudo", disse Youssef em um briefing após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

      Durante a reunião em Moscou, Lavrov disse que a Rússia está preparada para trabalhar ao lado de parceiros internacionais para ajudar a restaurar a estabilidade no Sudão.

      "Como verdadeiros amigos, estamos profundamente preocupados com os eventos dramáticos que ocorrem no Sudão. Estamos prontos para nos unir a outros atores externos no apoio aos esforços para normalizar a situação", declarou.

      Lavrov também ressaltou que a retomada completa da cooperação bilateral depende das condições de segurança no Sudão.

      O chanceler sudanês destacou na reunião que seu país valoriza a solidariedade de Moscou durante "uma guerra séria entre o exército [sudanês] e as Forças de Apoio Rápido [RSF]".

      O exército regular do Sudão e as forças rebeldes da RSF estão em confronto pelo controle do país desde abril de 2023. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha alertou que as hostilidades em andamento podem levar a surtos de doenças e ao colapso fatal do sistema de saúde. Em entrevista à Sputnik no início de janeiro, o embaixador do Sudão na Rússia, Mohamed Siraj, expressou esperança de que o conflito armado termine em 2025. (Com informações da Sputnik).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados