Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris após debate presidencial
Estrela pop reforça o bom momento da candidata democrata
WASHINGTON, 10 de setembro (Reuters) – A superestrela pop Taylor Swift endossou Kamala Harris na terça-feira após o debate da candidata democrata contra o rival republicano Donald Trump, descrevendo a indicada democrata como uma "líder talentosa e de mãos firmes" que poderia liderar o país com calma, não com caos. Em uma publicação no Instagram, Swift informou seus mais de 280 milhões de seguidores que votará na vice-presidente dos EUA nas eleições de 5 de novembro, sendo este o maior endosso de celebridade para Harris até agora. As pesquisas mostram a corrida praticamente empatada entre os dois candidatos.
Swift declarou que votará em Kamala Harris e Tim Walz na Eleição Presidencial de 2024, escolhendo Harris por ela "lutar pelos direitos e causas que acredito que precisam de um guerreiro para defendê-los", conforme escreveu em sua postagem. Swift foi fotografada com seu gato na publicação, que ela assinou como "dama dos gatos sem filhos", em uma crítica ao companheiro de chapa de Trump, JD Vance, que em uma entrevista de 2021 chamou alguns democratas de "um bando de damas dos gatos sem filhos", comentário que ele mais tarde descreveu como "meramente sarcástico".
Swift também se disse impressionada pelo companheiro de chapa de Harris, Tim Walz, descrevendo-o como alguém "que defende há décadas os direitos LGBTQ+, a fertilização in vitro (IVF) e o direito da mulher sobre seu próprio corpo". Walz, que estava ao vivo na MSNBC quando o endosso foi anunciado, disse estar "incrivelmente grato" e incentivou a grande base de fãs da cantora, os "Swifties", a "entrar em ação".
Os direitos reprodutivos tornaram-se um tema crucial para os eleitores desde que a Suprema Corte dos EUA encerrou o direito constitucional ao aborto dois anos atrás. Os tratamentos de fertilização in vitro também ganharam destaque desde que um tribunal do Alabama decidiu, no início deste ano, que embriões congelados são pessoas.
Harris, que apoia o direito ao aborto, retratou Trump como uma ameaça aos direitos reprodutivos no país depois que ele nomeou juízes da Suprema Corte que ajudaram a derrubar a decisão Roe v Wade em 2022. Trump defendeu a decisão da Suprema Corte sobre o aborto, mas disse que uma proibição federal do aborto é desnecessária e que a questão deve ser resolvida no nível estadual.
Em agosto, Trump postou uma imagem falsa nas redes sociais de Swift pedindo às pessoas que votassem nele nas eleições de novembro. Swift mencionou isso em sua postagem na terça-feira, dizendo que a ação de Trump "realmente despertou meus medos em relação à IA e aos perigos da disseminação de informações falsas".
Ela acrescentou: "Isso me levou à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora".
Swift já apoiou democratas no passado e apoiou o presidente Joe Biden em 2020. Seu endosso é o mais recente para Harris vindo da indústria do entretenimento. Muitos atores, produtores e cineastas de Hollywood disseram que veem Harris, natural da Califórnia, como sua candidata local. Harris compartilha uma casa com seu marido, Doug Emhoff, um ex-advogado de entretenimento, no enclave de celebridades de Brentwood, na zona oeste de Los Angeles.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: