Tem início o julgamento do caso "Panama papers"
São cerca de 30 os réus. O escândalo levou ao encerramento do gabinete de advogados
RFI - Tem início nesta segunda-feira (8), no Panamá, o julgamento dos chamados "Panama papers", um caso de fuga ao fisco e branqueamento de capitais revelado em 2016 implicando personalidades do mundo inteiro.
O julgamento devia ter ocorrido em 2021, mas sofreu vários adiamentos.
O caso tinha sido revelado por um consórcio de jornalistas e implicava o gabinete de advogados liderado por Jürgen Mossack e Ramon Fonseca Mora.
11,5 milhões de documentos tinham sido tornados públicos em 2016 implicando tanto chefes de Estado e de governo, como desportistas e artistas, além de personalidades de primeiro plano que teriam, desta feita, escondido aos impostos tanto casas, como empresas, capitais e lucros.
Caso do realizador espanhol Pedro Almodovar, do futebolista argentino Lionel Messi, do seu compatriota e antigo presidente Mauricio Macri, do antigo primeiro-ministro britânico David Cameron, entre muitos outros.
São cerca de 30 os réus, incluindo os dois advogados para os quais as acusações seriam "ridículas".
O escândalo levou ao encerramento do gabinete de advogados em causa e manchou a imagem internacional deste país da América Central. O Panamá passou a figurar na lista negra dos paraísos fiscais estabelecida pela União Europeia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: