Terremoto de magnitude 7,3 atinge Taiwan e tsunami é detectado na China e no Japão
Governo chinês manifesta condolências aos compatriotas de Taiwan
Global Times - Um terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a área marítima perto de Hualien, em Taiwan, na China, às 7h58 desta quarta-feira (Horário de Pequim, 20h58 de terça-feira em Brasília), seguido por dois tremores secundários de magnitude 6,0 e 5,9 às 8h11 e 8h35, respectivamente, de acordo com o Centro de Redes de Terremotos da China (CENC, na sigla em inglês). O Centro de Alerta de Tsunami do Ministério de Recursos Naturais da China emitiu um alerta vermelho de tsunami após o terremoto, e a autoridade meteorológica do Japão também emitiu um alerta de tsunami.
O terremoto desencadeou tsunamis locais ao redor do epicentro, informou o China Media Group (CMG), citando dados do Centro de Alerta de Tsunami do Ministério de Recursos Naturais com base na mais recente monitoração e análise. O tsunami teve impacto na região leste de Taiwan.
Os dados mais recentes de monitoramento mostraram que a Estação de Longdong, em Taiwan, detectou um tsunami com 21 centímetros às 8h29, a Ilha de Ishigaki, no Japão, detectou uma onda de tsunami com 30 centímetros às 8h30, e a Estação de Chenggong, em Taiwan, detectou uma onda de tsunami com 45 centímetros às 8h41. O Centro de Alerta de Tsunami continuará a rastrear e analisar os dados de monitoramento de terremotos e tsunamis e divulgará informações de forma oportuna, relatou o CMG.
Após o terremoto, Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, disse que as partes relevantes no continente estão muito preocupadas e expressam suas sinceras condolências aos compatriotas de Taiwan afetados pelo desastre. Vamos acompanhar de perto o desastre e as situações subsequentes e estamos dispostos a fornecer assistência de socorro em caso de desastres, de acordo com Zhu.
O epicentro foi monitorado a 23,81 graus de latitude norte e 121,74 graus de longitude leste, a uma profundidade de 12 km, disse um relatório emitido pelo CENC. Um total de 256 terremotos de magnitude 4 ou superior ocorreram dentro de 200 quilômetros ao redor do epicentro nos últimos cinco anos, sendo o terremoto das 7h58 de quarta-feira o maior, observou o CENC.
Repórteres da Xinhua em Taipei experimentaram tremores intensos enquanto os prédios tremiam continuamente por mais de um minuto. Elevadores no prédio de apartamentos dos repórteres foram suspensos de operação, de acordo com a Agência de Notícias Xinhua.
Segundo relatos da mídia local, fortes tremores foram sentidos em várias partes de Taiwan, levando o sistema de metrô de Taipei a interromper as operações por 40 a 60 minutos. Estudantes em Taipei foram evacuados devido ao terremoto, conforme relatado pelo China Media Group.
De acordo com relatos da mídia local de Taiwan, ocorreu um deslizamento de terra na área de Hualien após o terremoto, causando impacto em veículos atingidos por rochas em queda. Não há relatos de vítimas até o momento. O governo do condado de Hualien anunciou a suspensão das aulas e do trabalho em resposta aos tremores secundários.
Vídeos circulando online mostraram que prédios foram danificados e desabaram após o terremoto de magnitude 7,3.
O TVBS News de Taiwan relatou que muitas casas desabaram no condado de Hualien. O número de vítimas ainda é desconhecido. A Ilha de Guishan, um local cênico famoso em Yilan, também foi ligeiramente danificada.
O terremoto também foi sentido nas províncias do leste da China, Fujian, Zhejiang, Jiangsu e Xangai, e na província de Guangdong, no sul da China, de acordo com informações compartilhadas por usuários nas plataformas de mídia social como WeChat e Weibo. Nenhuma vítima foi relatada até o momento.
Segundo a Associação de Radiodifusão do Japão, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para a Ilha de Miyako, a ilha principal de Okinawa e outros lugares na quarta-feira, com uma altura esperada de onda de 3 metros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: