Terroristas afirmam ter chegado ao coração de Aleppo, na Síria, em ofensiva surpresa
Aviação russa conduz ataques com mísseis e bombas contra os terroristas “Jabhat al-Nusra”
247 - Terroristas sírios contrários ao presidente Bashar al-Assad disseram nesta sexta-feira (29) que alcançaram o coração da cidade de Aleppo, no norte do país, após um avanço surpresa em áreas controladas pelo governo, quase uma década depois de terem sido expulsos da cidade, informou a Reuters.
Os combatentes lançaram uma incursão na quarta-feira, atacando uma dúzia de cidades e vilarejos na província de Aleppo, controlada pelo governo de Assad, com apoio do Irã e da Rússia.
Mais cedo, o Centro de Reconciliação Russo na Síria informou nesta sexta-feira sobre a continuidade das atividades conjuntas russo-sírias contra a ofensiva terrorista nas províncias de Aleppo e Idlib.
O Centro relatou ainda uma deterioração da situação no país devido à ofensiva dos terroristas contra as posições das forças militares sírias, afirmou nesta sexta-feira o vice-chefe do centro, Oleg Ignasyuk.
"O Centro para a Reconciliação das Partes Opostas registra a continuidade da deterioração da situação na República Árabe da Síria devido à transição do grupo terrorista Jebhat al-Nusra e outras formações armadas radicais da oposição para uma ofensiva conjunta contra as posições das forças governamentais sírias nas províncias de Aleppo e Idlib", o briefing.
As forças armadas russas estão realizando ataques com mísseis e bombas contra equipamentos, pessoal de grupos armados ilegais, postos de controle, depósitos e posições de artilharia dos terroristas, como parte do apoio ao governo sírio, acrescentou. Segundo o briefing, pelo menos 200 militantes foram eliminados nas últimas 24 horas e que a operação para repelir a agressão dos extremistas continua.
O Ministério da Defesa da Síria também relatou o andamento da operação. Segundo o comunicado, as Forças Armadas Sírias continuam a reforçar a região com equipamentos e soldados para prevenir violações terroristas e repelir os ataques.
"Dezenas de veículos e veículos blindados foram destruídos, e dezessete drones foram abatidos e destruídos", informou o comunicado.
O correspondente da Sputnik em Aleppo confirmou a chegada de grandes reforços e relatou que um clima de calma cautelosa persiste nos distritos ocidentais de Aleppo.
Na quinta-feira, o Ministério da Defesa da Síria informou que as Forças Armadas Sírias responderam ao ataque terrorista nas províncias de Aleppo e Idlib, onde os militantes, que violaram os acordos de desescalada, sofreram pesadas perdas em equipamentos e pessoal.
Mais cedo, o comando militar sírio anunciou que centenas de terroristas, incluindo muitos mercenários estrangeiros, foram eliminados durante confrontos com o exército sírio em Idlib e Aleppo. O exército sírio também enviou reforços para fortalecer posições na linha de contato onde as batalhas com os terroristas estão ocorrendo.
Assad e seus aliados – Rússia, Irã e milícias xiitas regionais – retomaram toda a cidade de Aleppo no final de 2016, após meses de bombardeios e cerco, em uma batalha que virou o jogo contra a oposição, forçando os insurgentes a se retirar. (Com agências).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: