Tropas russas se reagrupam na Ucrânia, diz Otan
As forças russas na Ucrânia não estão se retirando, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg
Reuters - As forças russas na Ucrânia não estão se retirando, mas se reagrupando, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta quinta-feira, comentando os anúncios de Moscou sobre a redução das operações militares em Kiev.
Stoltenberg também disse que a aliança ainda não está convencida de que a Rússia está negociando de boa fé as negociações de paz em Istambul porque o objetivo militar de Moscou desde o lançamento da invasão da Ucrânia não mudou.
"De acordo com nossa inteligência, as unidades russas não estão se retirando, mas se reposicionando. A Rússia está tentando se reagrupar, reabastecer e reforçar sua ofensiva na região de Donbas", disse Stoltenberg a repórteres em Bruxelas.
Moscou diz que agora está se concentrando em "libertar" a região de Donbass - duas províncias do sudeste parcialmente controladas por separatistas que a Rússia apoia desde 2014.
"Ao mesmo tempo, a Rússia mantém pressão sobre Kiev e outras cidades. Portanto, podemos esperar ações ofensivas adicionais, trazendo ainda mais sofrimento".
A Rússia diz que lançou uma "operação militar especial" para desarmar e "desnazificar" seu vizinho, e que a missão será planejada.
Stoltenberg disse: "não temos nenhuma mudança real no objetivo real russo... eles continuam buscando um resultado militar".
Ele também disse que os aliados da Otan continuarão a fornecer armas à Ucrânia pelo tempo que for necessário.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: