HOME > Mundo

Trump compartilha vídeo de procissão católica de 2023 como se fosse de hoje e acusa a mídia de ocultação

O fato já viralizou em outras fake news nas redes sociais e foi publicado por bolsonaristas como se fosse uma marcha em apoio a Israel.

(Foto: REUTERS/Andrew Kelly)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Neste sábado (27), o ex-presidente e candidato a presidente dos EUA, Donald Trump (Republicanos), postou em sua página no X (antigo Twitter), que "mais de 5.000 católicos caminharam pelas ruas da cidade de Nova Iorque rezando e cantando pela paz".

"Você apoia isso? A grande mídia não quer que você COMPARTILHE isso!", completa a postagem de Trump, acusando a mídia de esconder o fato.

Apesar da postagem dar a entender que o fato aconteceu neste sábado, o evento ocorreu em 10 de outubro de 2023 e já viralizou em outras fake news nas redes sociais, principalmente no TikTok, como se fosse uma marcha em apoio a Israel.

A procissão do vídeo, organizada pelo Instituto Napa, de fato reuniu cerca de 5 mil pessoas. O evento começou com uma missa na Catedral de Saint Patrick, após a qual os participantes seguiram em procissão pela famosa avenida de Nova York.

Durante a missa que precedeu a procissão, houve uma homilia em que orações foram feitas pelo bem-estar e pela paz.

O mesmo vídeo já foi utilizado pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PL-DF), dia 23 de outubro de 2023, em seu perfil no Instagram. Na legenda, ela fez a seguinte afirmação: “5.000 católicos acabaram de oferecer missa por Israel e depois lideraram uma enorme procissão eucarística que se estendeu por blocos no coração da cidade de Nova York. Deixando os espectadores em prantos no meio da Times Square. Deus está agindo”.

Kicis postagem católicos


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: