HOME > Mundo

Trump lança ataques em larga escala contra os houthis do Iêmen, matando pelo menos 31 pessoas

É a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que Trump assumiu o cargo

Navio dos EUA dispara mísseis contra os Houthis do Iêmen (Foto: Reuters)
José Reinaldo avatar
Conteúdo postado por:

Reuters - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou ataques militares em larga escala contra os houthis do Iêmen, neste sábado (15), matando pelo menos 31 pessoas e ferindo pelo menos outras 101, no início de uma campanha que deve durar muitos dias.

Trump também alertou o Irã para interromper imediatamente o apoio ao grupo. Ele disse que se o Irã ameaçasse os Estados Unidos, "a América os responsabilizará totalmente e não seremos gentis sobre isso!"

O principal comandante da Guarda Revolucionária do Irã reagiu neste domingo (16), dizendo que os Houthis são independentes e tomam suas próprias decisões estratégicas e operacionais. "Advertimos nossos inimigos que o Irã responderá de forma decisiva e destrutiva se eles colocarem suas ameaças em prática", disse Hossein Salami à mídia estatal.

O gabinete político dos Houthis descreveu os ataques como um "crime de guerra".

"Nossas forças armadas iemenitas estão totalmente preparadas para responder à escalada com escalada", disse em um comunicado.

Moradores de Sanaa disseram que os ataques atingiram um prédio em um reduto Houthi.

"As explosões foram violentas e sacudiram o bairro como um terremoto. Elas aterrorizaram nossas mulheres e crianças", disse um dos moradores, que se identificou como Abdullah Yahia, à Reuters.

Os ataques também tiveram como alvo instalações militares Houthi na cidade de Taiz, no sudoeste do Iêmen, disseram duas testemunhas na área no domingo.

Os ataques em andamento — que um oficial dos EUA disse à Reuters que podem continuar por semanas — representam a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que Trump assumiu o cargo em janeiro. Aconteceu enquanto os Estados Unidos aumentavam a pressão de sanções sobre Teerã ao mesmo tempo que diziam tentar levar o país persa à mesa de negociações sobre seu programa nuclear.

Os Houthis, um movimento armado que assumiu o controle da maior parte do Iêmen na última década, lançaram dezenas de ataques a navios na costa do país desde novembro de 2023, interrompendo o comércio global e colocando os militares dos EUA em uma campanha custosa para interceptar mísseis e drones que destruíram os estoques de defesa aérea dos EUA.

Um porta-voz do Pentágono disse que os Houthis atacaram navios de guerra dos EUA 174 vezes e embarcações comerciais 145 vezes desde 2023. Os Houthis dizem que os ataques são em solidariedade aos palestinos pela guerra de Israel em Gaza com militantes do Hamas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...