Turquia se juntará à ação da África do Sul contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça
Chanceler turco diz que Israel continua os seus crimes contra o povo palestino
247 - O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, anunciou na quarta-feira (1), que seu país aderiu ao processo de genocídio movido pela África do Sul contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça, informa a agência WAFA.
Fidan disse durante uma coletiva de imprensa realizada com o seu homólogo indonésio, Retno Marsudi, na capital, Ancara: “Nós, na Turquia, decidimos juntar-nos à ação movida pela África do Sul contra Israel relativamente ao genocídio no Tribunal Internacional de Justiça”.
Acrescentou que o estabelecimento de um Estado palestino e a obtenção da solução de dois Estados são questões essenciais, salientando que alguns países ocidentais reconheceram que a solução de dois Estados é inevitável.
Fidan sublinhou que Israel continua os seus crimes contra o povo palestiniano e que a comunidade internacional deve pôr fim a estes crimes.
Em 29 de dezembro de 2023, a África do Sul apresentou uma ação judicial contra Israel, no Tribunal Internacional de Justiça de Haia, tendo como pano de fundo o seu envolvimento em “atos de genocídio” contra o povo palestino na Faixa de Gaza, e dezenas de países apoiaram isso, num precedente histórico no conflito palestino-israelense.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: