Ucrânia aciona Tribunal Internacional de Justiça contra Rússia
O presidente ucraniano disse que solicitou "uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a atividade militar" no país
247 - O presidente da Ucrânia, Volodymy Zelensky, anunciou pelo Twitter neste domingo (27) que acionou o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) contra a Rússia pela guerra que iniciou na madrugada de quinta-feira (24).
Zelensky diz esperar da corte uma decisão "urgente" ordenando que a Rússia interrompa a ação militar. Além disso, o mandatário ucraniano quer que o país vizinho seja julgado por "manipular a noção de genocídio para justificar a agressão".
"A Ucrânia apresentou seu pedido contra a Rússia ao TIJ. A Rússia deve ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão. Solicitamos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a atividade militar agora e esperamos que os julgamentos comecem na próxima semana", escreveu.
O governo de Vladimir Putin justificou a ação na Ucrânia afirmando que há anos a região de Donbass - onde estão localizados rebeldes separatistas - é massacrada pelo governo ucraniano, dizendo ainda ser preciso "desnazificar" o país.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: