Ucrânia ordena que Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou deixe mosteiro de Kiev
A IOU diz ser vítima de uma caça às bruxas
247 - Kiev ordenou nesta sexta-feira (10) aos monges da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou que deixem a Lavra de Kiev-Pechersk, um dos mosteiros cristãos ortodoxos mais importantes, até 29 de março.
A IOU aceitou a autoridade do patriarca de Moscou depois que a Rússia lançou sua operação militar especial no ano passado. Afirma ter rompido seus laços com a Rússia e o patriarcado de Moscou, e diz ser vítima de uma caça às bruxas.
"Para realizar o procedimento de recebimento e transferência da propriedade estatal, o Mosteiro deve desocupar edifícios e instalações que são propriedade estatal e estão no balanço do Museu", diz o comunicado.
O grupo interinstitucional de trabalho sobre organizações religiosas da Ucrânia teria registrado uma violação do contrato de uso de propriedade estatal.
Desde outubro, o Serviço de Segurança da Ucrânia tem realizado regularmente buscas em igrejas da IOU, imposto sanções a seus bispos e apoiadores financeiros, e aberto casos criminais contra dezenas de seus clérigos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: