TV 247 logo
    HOME > Mundo

    UE e Otan concordam em reforçar cooperação

    Declaração conjunta representa parceria estratégica entre a Otan e a UE, segundo o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg

    Jens Stoltenberg (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que ele, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinaram a terceira declaração conjunta sobre cooperação, em Bruxelas, nesta terça-feira (10).

    "Acabamos de assinar a terceira declaração conjunta UE-Otan, a parceria estratégica entre a Otan e a UE. Isso é mais importante do que nunca", disse Stoltenberg a repórteres após a cerimônia de assinatura.

    O documento deveria ser assinado em 2021, mas a conclusão foi repetidamente adiada por razões desconhecidas.

    No documento, as partes declaram a intenção de reforçar a cooperação, reconhecendo a Otan como base da coletividade e segurança dos aliados, bem como assinalam o importante papel do reforço da defesa europeia como complemento da segurança comum de todos os países do aliança.

    Em visita surpresa à Carcóvia, Baerbock promete 'ofertas concretas' a Kiev para entrada na UE

    A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, prometeu à Ucrânia ainda mais armas e "ofertas concretas" para ajudar na adesão do país à União Europeia.

    Barbock disse --em discurso antes de encontrar com seu homólogo ucraniano Dmitry Kuleba-- que é importante não perder de vista o lugar da Ucrânia na Europa e seu desejo de ingressar na UE.

    "É por isso que também gostaria de falar sobre o progresso feito no processo de adesão. Nós, como governo, queremos fazer ofertas muito concretas à Ucrânia para progredir no fortalecimento do Estado de Direito, instituições independentes e na luta contra a corrupção, bem como no alinhamento com os padrões da UE", afirmou a chanceler alemã citada pela Reuters.

    Após a Alemanha prometer na semana passada enviar veículos de combate Marder para Kiev como parte do apoio militar intensificado, Baerbock prometeu ainda mais armas, sem especificar quais, relata a mídia.

    Também hoje (10), os EUA anunciaram que as tropas ucranianas devem começar o treinamento no sistema de defesa antimísseis Patriot em uma base militar nos Estados Unidos nas próximas semanas.

    O treinamento acontecerá em Fort Sill, no estado norte-americano de Oklahoma, segundo a Reuters.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: