União Europeia terá de escolher entre apoiar Israel e respeitar o direito internacional, diz Borrell
Chefe da diplomacia europeia fez os comentários após a CIJ ordernar que Israel para de atacar os palestinos em Rafah
247 - O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou nesta sexta-feira (24) que a União Europeia enfrenta um dilema: seguir apoiando Israel ou respeitar o direito internacional. A declaração vem após a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenar que Israel interrompa seus ataques a Rafah, na Faixa de Gaza sitiada.
"Vejamos qual vai ser a ação da União Europeia face à decisão da CIJ que foi emitida hoje, qual vai ser a nossa posição?", questionou o chefe da diplomacia europeia durante um evento do Instituto Universitário Europeu, em Florença, na Itália, conforme citado pelo site EuroNews.
"Teremos de escolher entre o nosso apoio às instituições internacionais e ao Estado de direito, ou o nosso apoio a Israel, e será muito difícil compatibilizar as duas coisas", emendou.
Nesta sexta-feira, em uma decisão anunciada pelo juiz Nawaf Salam, a CIJ ordenou que Israel interrompa sua operação em Rafah. Ao mesmo tempo, Tel Aviv deve garantir o acesso desimpedido à Faixa de Gaza para as missões que investigam as alegações de genocídio contra o povo palestino, ordenou a CIJ.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: