Venezuela quer cooperar com BRICS no setor de petróleo
Presidente Maduro afirmou que "os BRICS são um grande mercado para os produtores nacionais"
247 - A Venezuela está pronta para cooperar com os países dos BRICS em campos de petróleo e gás, disse o presidente do país, Nicolás Maduro.
"Os BRICS têm uma carteira de oportunidades comerciais, e a Venezuela está pronta para participar. Os BRICS são um grande mercado para os produtores nacionais. Portanto, instamos persistentemente os exportadores venezuelanos a trabalharem nisso. Apostamos nos BRICS", disse Maduro à agência Sputnik.
Os BRICS são compostos por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. O bloco foi criado em 2009 como uma plataforma de cooperação para as maiores economias emergentes do mundo. Em 1º de janeiro de 2024, se expandiu para incluir o Egito, a Etiópia, o Irã e os Emirados Árabes Unidos.
A Venezuela anunciou seu desejo de se tornar um membro pleno dos BRICS em 2023. O presidente Maduro disse em março de 2024 que espera que a Venezuela ingresse na organização na cúpula do bloco em Kazan, na Rússia, em outubro deste ano.
O presidente russo, Vladimir Putin, convidou, na sexta-feira (2), o presidente venezuelano para a cúpula dos BRICS. Putin será o anfitrião do evento em Kazan, de 22 a 24 de outubro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: