Viktor Orban chega a Kiev para conversas com Zelensky
Orban é um crítico declarado da ajuda militar ocidental à Ucrânia
Reuters - O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, chegou a Kiev nesta terça-feira (2) para conversas com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutir questões atuais das relações húngaro-ucranianas, disse o chefe de imprensa de Orban.
A visita de Orban, um crítico declarado da ajuda militar ocidental à Ucrânia, ocorre um dia depois de a Hungria assumir a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. "O tema mais importante das conversas é a chance de criar paz", disse o chefe de imprensa de Orban, Bertalan Havasi, à Reuters em uma resposta por e-mail, acrescentando que os líderes também discutirão as relações bilaterais húngaro-ucranianas.
Orban frequentemente se opôs a iniciativas da UE para apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia desde o início da operação militar em fevereiro de 2022. No ano passado, Orban disse a Putin que a Hungria nunca quis se opor à Rússia. No início de 2024, os líderes da UE levaram semanas para quebrar o veto do primeiro-ministro húngaro para estender 50 bilhões de euros (53,67 bilhões de dólares) em nova ajuda à Ucrânia.
Na semana passada, a UE abriu negociações de adesão com a Ucrânia, dando ao país um impulso político em meio à sua guerra contra a Rússia, embora ainda haja um longo e difícil caminho pela frente antes que ele possa se juntar ao bloco.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: