TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Wang Yi diz a Blinken que EUA devem deixar de interferir nos assuntos internos da China

    Os fatores negativos nas relações China-EUA continuam a se acumular

    Blinken e Wang Yi (Foto: Xinhua)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Global Times - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se encontrou nesta sexta-feira (26) em Pequim com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Wang ressaltou que, embora as interações positivas nas relações bilaterais estejam aumentando, os fatores negativos nas relações China-EUA continuam a se acumular à medida que os interesses centrais da China são desafiados.

    Wang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, também instou o lado dos EUA a não interferir nos assuntos internos da China, suprimir o desenvolvimento chinês ou infringir a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China.

    Em novembro passado, o presidente chinês Xi Jinping e o presidente dos EUA, Joe Biden, se encontraram em São Francisco, delineando conjuntamente a Visão de São Francisco. Sob a liderança dos dois chefes de estado, as relações China-EUA geralmente se estabilizaram, disse Wang.

    O diálogo, a cooperação e as interações positivas em diversos campos aumentaram, o que foi bem recebido pelos dois povos e pela comunidade internacional. No entanto, por outro lado, os fatores negativos nas relações China-EUA continuam a aumentar e se acumular, enfrentando várias interrupções e sabotagens, com os direitos legítimos da China ao desenvolvimento sendo suprimidos de forma irracional e os interesses centrais da China sendo continuamente desafiados, disse o principal diplomata chinês.

    Wang enfatizou que se as relações China-EUA seguirão o caminho correto de estabilidade e progresso ou repetirão o ciclo de espiral descendente é uma questão significativa enfrentada por ambas as nações, testando sua sinceridade e capacidades.

    Resta saber se ambos os lados liderarão a cooperação internacional para abordar questões globais para ganhos mútuos e multilaterais, ou se oporão e confrontarão um ao outro, até mesmo chegando ao conflito, resultando em perdas para todos, observou.

    Wang também destacou que a atitude da China tem sido consistente, visualizando e desenvolvendo as relações China-EUA a partir da perspectiva de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, sendo responsável perante o povo, o mundo e o futuro.

    A postura da China tem sido consistente, sempre aderindo aos princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação ganha-ganha propostos pelo presidente Xi, comprometida em promover um desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações China-EUA, continuou.

    As demandas da China têm sido consistentes, sempre advogando pelo respeito aos interesses centrais de cada um. Os EUA não devem interferir nos assuntos internos da China, suprimir o desenvolvimento chinês ou infringir a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China, disse Wang.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: