Xi insta aliança de Xangai a resistir à interferência externa
Presidente chinês também enfatizou a necessidade de promover conjuntamente a inovação científica e tecnológica
Reuters - O presidente da China, Xi Jinping, disse a um bloco regional econômico, de defesa e segurança que inclui a Rússia e seu mais recente membro, Belarus, que as nações pertencentes devem trabalhar juntas para resistir à "interferência externa" e apoiar firmemente umas às outras.
“Diante dos reais riscos de quintais pequenos com cercas altas, devemos salvaguardar o direito ao desenvolvimento”, disse Xi, citado pela televisão estatal chinesa CCTV, em Astana, na 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês).
O bloco de 10 membros deve lidar com as "diferenças internas" com paz, buscar pontos em comum e resolver as dificuldades de cooperação, acrescentou Xi.
O presidente chinês também enfatizou a necessidade de promover conjuntamente a inovação científica e tecnológica, e de manter a estabilidade e a fluidez das cadeias industriais e de suprimentos.
Desde a sua criação em Xangai, em 2001, a SCO expandiu-se de uma organização regional com seis membros para um bloco trans-regional com 10 membros plenos, incluindo Belarus, que se juntou oficialmente na quinta-feira.
Outros membros do bloco incluem Índia, Irã e Cazaquistão.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: