Xi Jinping enfatiza necessidade de elevar abertura da China
De acordo com o líder chinês, a complexa situação internacional faz com que o país se abra ainda mais para o mundo
Global Times - O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou na terça-feira (11), os esforços para implementar novos sistemas para uma economia aberta de alto padrão e para elevar proativamente a abertura do país a um novo nível, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
Xi fez as observações enquanto presidia uma reunião da comissão central para aprofundar a reforma geral. Ele também enfatizou que o foco deve ser colocado na abertura institucional e no aprofundamento das reformas em áreas-chave de intercâmbio e cooperação globais, como investimento, comércio, finanças e inovação.
A reunião destacou que o desenvolvimento da China está enfrentando uma situação internacional complexa e difícil no momento, ao mesmo tempo em que destacou os esforços para melhorar a projeção superior de novos sistemas para uma economia aberta de alto padrão, aprofundar as reformas institucionais no comércio e investimento, expandir o acesso ao mercado e otimizar o ambiente de negócios.
Os comentários enviam uma poderosa mensagem de apoio ao aumento dos intercâmbios e da cooperação internacional, bem como uma rejeição ao crescente unilateralismo e protecionismo em certos países, observaram analistas.
"Manter um alto nível de abertura sempre foi um tema-chave do desenvolvimento de nosso país. Embora alguns países ocidentais tenham tentado atrapalhar nossos esforços nos últimos anos, sempre mantivemos uma estratégia de abertura mutuamente benéfica e vantajosa para todos, " Cong Yi, professor da Universidade de Finanças e Economia de Tianjin, disse ao Global Times na terça-feira.
Cong observou que, embora os EUA e outras autoridades ocidentais se concentrem em "desvincular, reduzir os riscos e quebrar as cadeias de suprimentos" e até mesmo tentar deliberadamente minar e conter a China, a China está mostrando que sua porta só se abrirá mais e muitas empresas ocidentais ainda estão buscando ativamente uma cooperação mais ampla na China. "Não podemos ser interrompidos nisso", disse ele.
Desafiando os apelos do Ocidente por "desvinculação" ou "redução de riscos", desde o início do ano muitos executivos estrangeiros, incluindo o fundador da Microsoft, Bill Gates, o CEO da Tesla, Elon Musk, e o CEO da Apple, Tim Cook, visitaram a China em busca de maior cooperação.
Além da abertura, a reunião de terça-feira também apontou que a China aderirá ao pensamento de linha de fundo e ao pensamento de cenário extremo, prestará muita atenção à melhoria do sistema e mecanismo de segurança nacional e se esforçará para melhorar a capacidade e o nível de supervisão em abertura, de acordo com a Xinhua. A reunião também destacou que a China participará ativamente da reforma e construção do sistema de governança global, vinculando estreitamente a construção de novos sistemas para uma economia aberta de alto padrão à construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota.
Na reunião, vários documentos foram analisados e aprovados, incluindo uma diretriz para a construção de novos sistemas para uma economia aberta de alto padrão, um plano de aprofundamento da reforma rural, uma diretriz sobre controle de emissões de carbono, uma diretriz sobre reforma de sistemas salariais em universidades e institutos de pesquisa, uma diretriz para aumentar a segurança nacional de abastecimento de petróleo e gás e uma diretriz sobre reforma institucional em eletricidade, de acordo com a Xinhua.
Essas são as principais prioridades de desenvolvimento na China, à medida que o país intensifica os esforços para buscar um desenvolvimento de alta qualidade, ao mesmo tempo em que evita riscos e desafios externos, observaram analistas. O foco na reforma dos sistemas de remuneração em universidades e institutos de pesquisa, por exemplo, visa incentivar a pesquisa básica e grandes avanços tecnológicos.
"As vantagens de fabricação da China são extremamente competitivas no mundo, mas, ao mesmo tempo, precisamos urgentemente compensar as deficiências em algumas tecnologias-chave e alcançar avanços independentes", disse Cong.
Esta é a segunda reunião da Comissão Central para o Aprofundamento Abrangente da Reforma sob o 20º Comitê Central do Partido Comunista da China. A primeira reunião, realizada em abril, concentrou-se na inovação como uma etapa crucial para alcançar a autossuficiência em ciência e tecnologia e força e apoio à economia privada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: