Xi Jinping promete que economia da China se abrirá ainda mais
Na medida em que o país vai cumprindo seus compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC), seu mercado se torna mais aberto
247 - Em meio ao enfraquecimento do consenso global sobre a abertura, o presidente da China, Xi Jinping, fez novas promessas nesta quinta-feira (4) de abrir o mercado chinês mais amplamente, já que o país cumpriu integralmente seus compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC), informa a Xinhua .
Observando que a globalização enfrenta ventos contrários, Xi expressou preocupação com o declínio da abertura mundial na última década, enquanto discursava na cerimônia de abertura da quarta Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE, na sigla em inglês).
"Devemos ficar no topo da tendência prevalecente de globalização econômica e apoiar os países em todo o mundo na abertura mais ampla, rejeitando o unilateralismo e o protecionismo. Isso é significativamente importante se quisermos levar a humanidade a um futuro melhor", disse Xi, que insistiu na tese de que "a abertura é a marca registrada da China contemporânea".
Como parte dos esforços do país para salvaguardar o verdadeiro multilateralismo, Xi disse que a China manterá a posição do regime comercial multilateral como o principal canal para o estabelecimento de regras internacionais e salvaguardará a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais.
A China também terá uma atitude ativa e aberta nas negociações sobre questões como economia digital, comércio e meio ambiente, subsídios industriais e empresas estatais, disse ele.
Com uma população de 1,4 bilhão e mais de 400 milhões de pessoas, a China compartilhará oportunidades de mercado com o resto do mundo por meio de medidas como a abertura de mais zonas de demonstração para a promoção criativa do comércio de importação e promoção do comércio eletrônico da Nova Rota da Seda, disse Xi.
"A China defenderá firmemente os interesses comuns do mundo", disse ele, prometendo unir-se ativamente aos esforços globais para enfrentar a mudança climática , salvaguardar a segurança alimentar e energética e fornecer mais assistência aos países em desenvolvimento no âmbito da cooperação Sul-Sul".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: