Zelensky cancela reunião com líderes latino-americanos após baixa adesão
Encontro previsto para antes da Assembleia-Geral da ONU, que tinha como objetivo demonstrar apoio à Ucrânia, é adiado para 2025 após falta de confirmações
247 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decidiu cancelar uma reunião com líderes da América Latina que estava prevista para acontecer em Nova York, paralelamente à Assembleia-Geral da ONU. A decisão veio após o baixo número de confirmações de participação, o que gerou preocupações sobre um possível esvaziamento do encontro, que visava fortalecer o apoio à Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia.
Convites foram enviados a diversos presidentes da região, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva, mas a adesão foi mínima, destaca reportagem da Folha. A reunião tinha como objetivo apresentar aos líderes latino-americanos informações detalhadas sobre a guerra e discutir a reconstrução da Ucrânia no pós-conflito. Diante das poucas confirmações, entre elas a do presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, Kiev optou por adiar o encontro para 2025, temendo que a baixa participação pudesse ser vista como falta de apoio.
A dificuldade em conquistar apoio de países do Sul Global, incluindo as nações latino-americanas, contrasta com o respaldo que Zelensky recebe de membros do G7 e da OTAN.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: