Zelensky chama "mobilização geral" após operação militar Rússia na Ucrânia
O presidente ucraniano convocou recrutas e forças de reserva para reforçar os militares de Kiev em todo o país
RT - O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chamou uma “mobilização geral” da população do país, convocando recrutas e forças de reserva para reforçar os militares de Kiev em todo o país após a “operação especial” da Rússia no Donbass, que também atingiu locais na Ucrânia.
A mobilização deve ser realizada nos próximos 90 dias, conforme decreto presidencial divulgado na manhã desta sexta-feira.
Zelensky disse que a medida era necessária para “garantir a defesa do Estado” e “manter a prontidão de combate” das forças armadas ucranianas diante do que ele chamou de “agressão” de Moscou.
A mobilização está prevista para ocorrer em 25 regiões e cidades, inclusive no território de Donetsk e Lugansk, no Donbass, cuja independência foi reconhecida pela Rússia no início desta semana.
O Estado-Maior dos militares ucranianos em breve apresentará mais detalhes sobre o esforço, incluindo o número exato de recrutas e reservistas a serem chamados ao serviço, bem como o “envolvimento de veículos para atender às necessidades” das forças armadas, destaca o decreto.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: