Facebook bloqueia as postagens demasiado virais. Elas quase sempre são mentirosas
Uma nova abordagem às fake news, baseada na análise do potencial viral dos posts, promete reduzir a difusão das notícias falsas no Facebook.
Por: Equipe Oásis
A guerra do Facebook contra as notícias falsas não tem trégua: na verdade, o FB adotou recentemente uma nova abordagem, chamada “disjuntor de viralidade”, com o objetivo de desacelerar e possivelmente bloquear a divulgação de notícias falsas ou enganosas, especialmente sobre o assunto CoViD-19. O sistema envolve o uso de inteligência artificial (IA) que intercepta, bloqueia e sinaliza aos moderadores da empresa as postagens que se tornam virais em pouco tempo: os conteúdos são então desbloqueados quando verificada sua veracidade.
O novo sistema de inteligência artificial (IA) do Facebook intercepta e bloqueia as notícias excessivamente virais: com muita frequência elas são notícias falsas.
De acordo com relatórios do The Interface, um blog especializado em notícias e atualizações em redes sociais, essa abordagem deve permitir uma desaceleração significativa na circulação de notícias falsas (hoaxes) e uma diminuição substancial no número de pessoas expostas a hoaxes e a fake news. O Facebook, que há muito tempo está no centro da polêmica justamente pela contribuição fundamental que daria à disseminação de conteúdo enganoso sobre vários temas, desde a política ao clima, parece agora levar muito a sério a guerra contra a desinformação sobre a covid.
105 milhões de mentiras
Desde o início da pandemia, o FB removeu 7 milhões de postagens contendo boatos falsos sobre o coronavírus (incluindo uma postada pelo presidente dos EUA, Donald Trump) e marcou mais 98 milhões como potencialmente perigosas, embora não a ponto de ter que excluí-las. O Facebook também colocou online e mantém atualizado o seu Covid Information Center, onde oferece conteúdo e atualizações sobre a pandemia retirados de fontes verificadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: