‘Wikipédia, que sempre prezou pela transparência, não mostra critérios do que não é fonte confiável?’, indaga professora da UFF
Thaiane Oliveira avalia que o episódio envolvendo o 247 é “questão central para ligar o sinal de alerta sobre o lobby a editores” da plataforma
247 - Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) que estuda desinformação, Thaiane Oliveira comentou na TV 247 o caso envolvendo a Wikipédia e o Brasil 247, que por uma articulação coordenada por um militante apoiador do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT), foi classificado como ‘fonte não confiável’. De acordo com a professora, o episódio “pode parecer banal na Wikipédia, mas é muito mais danoso à nossa democracia do que aparenta ser. A forma como isso tem ocorrido é gravíssima”.
O caso, alerta Thaiane Oliveira, é “questão central para ligar o sinal de alerta sobre o lobby a editores” da Wikipédia.
“Como a gente pode atribuir a responsabilidade à Wikipédia ao definir o que é uma mídia confiável e o que não é sem estabelecer esses critérios? É uma plataforma que sempre prezou pela transparência, pela participação pública, pela construção colaborativa da informação. Como não apresentam esses critérios do que é confiável e o que não é confiável?”, questionou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: