HOME > Parceiros

Black Friday 2023: Diego Ivo, CEO da Conversion, fala sobre métricas de redes sociais

Durante a Black Friday, a presença digital é quase uma obrigatoriedade entre as empresas que buscam aproveitar a data para incrementar as vendas.

Corporate Management Strategy Solution Branding Concept (Foto: rawpixel.com)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mas manter um perfil ativo sem monitoramento estratégico não é suficiente: avaliar métricas de redes sociais é igualmente importante.

A criação de novas ferramentas e plataformas digitais transformou as relações entre marcas e consumidores. Não à toa, pesquisas revelam que os brasileiros estão cada vez mais conectados e que a presença digital é um fator determinante na jornada do cliente. 

De acordo com dados do DataReportal, no início de 2023 havia 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil e 152,4 milhões de usuários de redes sociais, o que equivale a 70,6% da população total. Outra pesquisa, levantada pelo Painel do Opinion Box Janeiro/2023, revela que o Instagram é a rede social mais utilizada pelos brasileiros.

No caso dos clientes B2B, uma pesquisa do Google, levantada no segundo semestre de 2022, destaca que a confiança nas marcas é o principal fator de tomada de decisão para 31% dos participantes. 

Os dados indicam que as empresas que visam aumentar as vendas precisam ficar atentas ao uso das redes sociais, principalmente durante datas importantes para o comércio, como é o caso da Black Friday. Mas para atingir esse objetivo, não basta simplesmente estar presente no ambiente digital. É necessário aplicar estratégias de marketing digital relevantes e garantir que as ações realizadas sejam constantemente avaliadas a partir de métricas de redes sociais. 

Diego Ivo, CEO e fundador da Conversion, traz sua visão sobre como o uso de redes sociais e estratégias de marketing digital na construção de autoridade e relacionamento com os consumidores. 

Marketing orgânico e alcance pago

O monitoramento dos alcances total, orgânico e pago permite comparar as campanhas, ajuda a rever as estratégias e fazer uma melhor distribuição dos investimentos. Apesar disso, Diego destaca um problema comum: parte do mercado se concentra no fundo do funil, onde acaba gastando mais da metade da verba com anúncios. 

De acordo com o especialista, a identificação correta de um funil já existente muitas vezes é mais eficaz e o marketing orgânico tem o verdadeiro potencial. “Organic first! Para quem está iniciando, atuar com orgânico é, de fato, entregar o que você pretende para as pessoas”, esclarece. 

Na prática, as empresas devem direcionar o investimento para estratégias de SEO e produção de conteúdos relevantes que tenham potencial de agregar valor à marca. 

Engajamento

Likes, comentários e compartilhamentos são métricas que indicam a receptividade do público em relação ao conteúdo da marca. Embora não sejam garantia de conversão em vendas, não podem ser deixadas de lado em uma estratégia de marketing digital nas redes sociais durante a Black Friday. 

Neste sentido, Diego Ivo ressalta a importância da análise e do planejamento de conteúdo para redes sociais, com o objetivo de identificar quais são mais relevantes para o público-alvo e entender quais são as principais buscas. A autopromoção excessiva deve ser evitada, segundo o especialista, porque não é favorecida pelo algoritmo.

Melhor horário para publicação

74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras. Por isso, manter a frequência necessária de postagens e identificar o melhor horário para publicação no Instagram - rede social mais utilizada pelos brasileiros - e demais redes sociais é indispensável. 

Segundo o especialista, embora as ferramentas nativas tenham limitações, é possível utilizar automações. O uso de plataformas de gerenciamento de redes sociais, por exemplo, ajuda na programação de postagens no dia e horário desejados, resultando em uma presença online consistente com garantia de monitoramento da performance em tempo real. 

Mónica Medina, que é Country Manager da LiveDune - plataforma de gerenciamento de redes sociais -, reforça que o uso dessas ferramentas é estratégico uma vez que possibilita às marcas impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. 

Em resumo, à medida em que a jornada do cliente se adapta às mudanças tecnológicas cada vez mais frequentes e drásticas com o passar dos anos, a presença digital e o marketing nas redes sociais têm se tornado elementos cruciais para o sucesso das empresas e a construção das marcas. Mas é necessário que as ações sejam estrategicamente monitoradas a partir de métricas relevantes para o segmento, o público e os objetivos do negócio.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: