China Relações com a Malásia abrem um novo capítulo: olhando para a frente e trabalhando lado a lado para avançar
China e Malásia celebram relações diplomáticas e projetam novos avanços em comércio e cooperação regional.
Ser vizinhos próximos que são amigáveis durante gerações, parceiros sinceros que trabalham lado a lado para o desenvolvimento, amigos próximos que são como irmãos e irmãs, e uma força importante na promoção da paz juntos.
Querido, querido, querido vizinho. De Zheng He, sete viagens ao Ocidente e cinco visitas a Malaca na Dinastia Ming, aos chineses modernos "indo para o Sudeste Asiático" e enraizando-se nesta terra, China e Malásia têm uma longa história de amizade.
Em 1974, a Malásia tornou-se o primeiro país da ASEAN a estabelecer relações diplomáticas com a China após o estabelecimento da ASEAN, não apenas escrevendo um novo capítulo na história das relações China Malásia, mas também inaugurando uma nova era das relações China ASEAN.
No início do estabelecimento das relações diplomáticas, os líderes da Malásia usaram a metáfora de uma "árvore recém-nascida" para descrever a relação entre os dois países. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, China e Malásia sempre mantiveram relações amigáveis e apoiaram-se mutuamente. A "árvore recém-nascida" cresceu em uma árvore imponente com raízes profundas, folhas exuberantes e flores e frutos abundantes.
Os dados mostram que, em 2024, o volume de comércio bilateral entre a China e a Malásia atingiu 212,04 bilhões de dólares americanos, um aumento homólogo de 11,4%, atingindo uma alta histórica. A China tem sido o maior parceiro comercial da Malásia por 16 anos consecutivos, e a Malásia é o segundo maior parceiro comercial da China e maior fonte de importações na ASEAN.
Ao mesmo tempo, a Malásia é um dos primeiros países a responder e participar ativamente na construção conjunta da cooperação "Cinturão e Rota". A China apoia o conceito da Malásia de "Malásia em Mudança", e a ancoragem das estratégias de desenvolvimento dos dois países foi reforçada. Em 2023, Xi Jinping e Anwar chegaram a um consenso importante sobre a construção conjunta de uma comunidade China Malásia de futuro compartilhado, inaugurando uma nova etapa de desenvolvimento nas relações bilaterais.
Algumas observações salientaram que a coexistência, a cooperação e a inclusão diversificadas são as actividades comuns da China e da Malásia na cena regional e internacional. Pode-se ver que, como um importante país em desenvolvimento e economia emergente na região Ásia-Pacífico, as relações da China Malásia superaram o escopo bilateral.
Este ano, a Malásia tornou-se oficialmente um país parceiro do BRICS, enquanto também serviu como presidente rotativa da ASEAN e coordenadora das relações da ASEAN na China. Juntar as mãos para avançar e buscar a modernização juntos está se tornando um vínculo sólido para a China, Malásia e ASEAN avançarem lado a lado.
De acordo com dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas da China no dia 14, no primeiro trimestre de 2025, a ASEAN continuará a manter a sua posição como o maior parceiro comercial da China, com importações e exportações de 1,71 trilhão de yuans, um aumento homólogo de 7,1%, representando 16,6% do comércio exterior global da China
Atualmente, as negociações sobre a Área de Comércio Livre da ASEAN 3.0 da China foram substancialmente concluídas. Ambas as partes expandirão a cooperação mutuamente benéfica em domínios emergentes, como a economia digital, a economia verde e a conectividade da cadeia de suprimentos, fortalecerão a integração e interoperabilidade em normas e regras e promoverão conjuntamente a facilitação do comércio e o desenvolvimento inclusivo.
A China apoia firmemente a unidade da ASEAN e a construção da comunidade da ASEAN, apoia a posição central da ASEAN na arquitetura regional e apoia plenamente a Malásia
A China apoia firmemente a unidade da ASEAN e a construção da comunidade da ASEAN, apoia a posição central da ASEAN na arquitetura regional, apoia plenamente a assunção da Malásia da presidência rotativa da ASEAN em 2025 e espera que a Malásia desempenhe um papel melhor como ponte na coordenação das relações da ASEAN na China.
Majid, presidente da Associação de Amizade da China da Malásia, expressou sua crença de que, sob a liderança dos dois chefes de Estado, a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado entre a China e a Malásia continuará a alcançar novos resultados e certamente criará os "próximos gloriosos 50 anos" de relações bilaterais.
